Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação / Cruzeiros / Hotelaria

Faturamento médio das empresas de turismo cresce 4,3% no 3° trimestre

Contas - Dívidas - Malha Fina - IR - Divulgação

Os aumentos mais expressivos ocorreram nos segmentos de parques e atrações turísticas (11,4%)

A pesquisa trimestral do MTur revelou que o faturamento médio das empresas do setor de turismo cresceu 4,3% no terceiro trimestre do ano, se comparado ao mesmo período de 2016. A expansão da receita, assim como a perspectiva de realização de novos investimentos no período, foi verificada nos sete segmentos pesquisados pelo MTur. Ainda de acordo com a pesquisa, 66% do setor pretende realizar novos investimentos ainda este ano.

Os aumentos mais expressivos ocorreram nos segmentos de parques e atrações turísticas (11,4%), transporte aéreo (11,2%), operadoras de turismo (10,3%) e agências de viagens (9,3%). Resultados que as empresas atribuem ainda à sazonalidade e aos investimentos realizados anteriormente.

Em menor escala, com percentuais abaixo de 2%, houve majoração de receita também entre as organizadoras de eventos, meios de hospedagem e nas empresas de turismo receptivo. “Os dados mostram o vigor do turismo que, mesmo diante da crise vivida pelo Brasil nos últimos anos, conseguiu registrar números positivos”, comentou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Na pesquisa, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, as empresas apontaram como fatores limitantes ao crescimento dos negócios os custos operacionais e financeiros além do momento econômico e político ainda desfavorável do país. O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo foi produzido com informações de 716 empresas que empregam 79.319 mil pessoas e faturaram R$ 9,2 bilhões no trimestre.

Receba nossas newsletters