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Agências e Operadoras

Favecc e Gol realizam em SP primeira palestra sobre cobrança de fee de 2010

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A primeira palestra de 2010 do Projeto de Capacitação em Fee; uma iniciativa do Favecc; da Gol e com o apoio das Abavs regionais; atraiu mais de 140 inscritos e lotou o auditório da Fundação Getúlio Vargas; em São Paulo.

Julio Verna; que rodou o país em 2009; mais uma vez conduziu a palestra “Cobrança de serviços para agências de viagens corporativas” e apresentou soluções simples para o dia a dia das agências; como o investimento em tecnologia; treinamento e back office. Ele salientou que a agência de viagem precisa ver o passageiro como cliente e; também; tentar entender os fornecedores (como por exemplo companhias aéreas) como parceiros.

Primeiro; Verna fez um breve resgate histórico do mercado de viagens; lembrando que antes as agências ganhavam mais que hoje; porém havia menos concorrência entre as companhias aéreas. Naquele cenário; as companhias aéreas dependiam do agente para vender passagens. Com o advento da globalização e as tecnologias; o panorama foi mudando e o consumidor passou a exigir cada vez mais pelos serviços que paga. “Chega a ser uma incoerência a empresa aérea conhecer melhor o seu passageiro que a agência de viagens; que é quem faz o seu cliente chegar na companhia aérea”; resume.

“Na atualidade; a agência que não tiver foco e qualidade em gestão vai à falência”; arrematou o palestrante aos empresários presentes. Para atender as expectativas; Verna recomendou ao agente que tenha conhecimento da sua receita; planejado os seus lucros e consiga administrar os melhores rendimentos. “Saber qual a receita de sua agência é o primeiro passo para poder começar a cobrar do cliente o valor merecido pelos serviços profissionais prestados”; ensina.

O palestrante defende que viver de comissão é viver de esmola e com dados sólidos e exemplos numéricos explicou como a cobrança de fee deve ser feita; e como pode ser mais lucrativa para o agente. “Se a agência agir com transparência não precisa ter medo de dizer seu preço; não precisa esconder seus ganhos dos clientes”; completa.

Verna traçou as diferenças entre as TMCs (60% do mercado em viagens corporativas) e as agências TA (40% do mercado em viagens de lazer); onde ambas precisam de tecnologia de ponta e ótima gestão para se manter nos dias de hoje; assim como ambas precisam ter uma empatia com seu cliente. Se colocar no lugar do consumidor para garantir um bom atendimento.

    

Edmar Bull, presidente ABAV-SP, Gervásio Tanabe (Gol) e Julio Verna na abertura da palestra

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