Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Iterpec consegue descaracterização de responsabilidade solidária em caso da “123 Milhas”

Captura de Tela 2024 03 28 as 08.46.37 e1711638860460 Iterpec consegue descaracterização de responsabilidade solidária em caso da “123 Milhas”

Roberto Esteves, CEO da Iterpec (Divulgação)

Uma das maiores distribuidoras hoteleiras do Brasil, a Iterpec conseguiu uma grande vitória nos casos em que foi incluída no polo passivo nas ações indenizatórias movidas por consumidores da “123 Milhas”. Assim como a maioria das empresas do mesmo ramo, seus contratos com a agência online garantiam o direito de não confirmação das vagas, bem como a responsabilização da “123 milhas” por qualquer cancelamento em caso de inadimplência.

Na decisão, mais que afastar a empresa do polo passivo, o juiz fez questão de pontuar que não havia qualquer participação da Iterpec na cadeia de fornecimento, sendo exclusivamente provedora de conteúdo para a 123 Milhas – o que não ocorre desde que houve o descumprimento do contrato por parte desta última. Portanto, a justiça  concluiu que a Iterpec não é solidariamente responsável pelo serviço prestado pela 123 Milhas à autora.

“Para nós não faz sentido manter uma relação comercial com uma empresa que tanto prejudicou os consumidores e fornecedores do mercado”

“Para nós não faz sentido manter uma relação comercial com uma empresa que tanto prejudicou os consumidores e fornecedores do mercado. Prover conteúdo para uma empresa que claramente não blindou seus clientes e expôs seus fornecedores é dar combustível para que práticas como essas se repitam e nosso compliance não admite este tipo de relação. Valores são inegociáveis”, comentou Roberto Esteves, CEO da Iterpec.

Screenshot 2024 03 28 at 12.15.09 Iterpec consegue descaracterização de responsabilidade solidária em caso da “123 Milhas”

Site da Iterpec (Reprodução)

Ainda na mesma decisão o juiz fez questão de afastar qualquer chance de haver responsabilidade solidária, reconhecendo que o serviço da Iterpec fora prestado exclusivamente a terceiro (123 Milhas) em relação às autoras, de forma que a solidariedade não é presumida, havendo, no caso ausência de responsabilidade por parte da distribuidora. O Juiz afirmou ainda que o ônus da prova não foi invertido, e que a autora não demonstrou a existência de vínculo junto à Iterpec na cadeia de fornecimento.

 

Receba nossas newsletters