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Número de brasileiros em Dubai cresce mais de 20% em 2019; veja fotos de treinamento no Rio

Mariana Casanova, da Soul Traveler, Cibele Mounin, de Dubai, Kelly Valim, da Soul Traveler, e Marcelo Abreu, da Emirates

Mariana Casanova, da Soul Traveler, Cibele Mounin, de Dubai, Kelly Valim, da Soul Traveler, e Marcelo Abreu, da Emirates

RIO DE JANEIRO – Dubai está e estará cada vez mais perto do mercado brasileiro. Principal emissor da América Latina, o Brasil hoje é considerado o mercado chave para o sucesso do Turismo de Dubai no continente. Em 2019, por exemplo, o crescimento acumulado de turistas brasileiros em Dubai até julho supera os 20%. A informação foi divulgada pela gerente de Operações Internacionais para Espanha, Portugal e América Latina do Visit Dubai, Cibele Moulin, em treinamento especial realizado nesta segunda (2) em parceria com Soul Traveler e Emirates.

Veja a galeria de fotos abaixo

Um grande passeio pela moderna cidade do Oriente Médio revelou pontos turísticos, curiosidades, hotéis, parques de diversão, entre tantas outras atrações capazes de fazer a diária média do brasileiro crescer a cada ano.

“Nosso mercado principal na América Latina é o Brasil, que cresce mais de 20% em número de turistas até julho deste ano. A Argentina segue como segundo mercado, embora tenhamos tido queda nos números por conta da atual situação do país.”, disse Cibele. “É por conta disso (aumento no Brasil) que estamos retomando os investimentos, com treinamentos para agentes e parcerias com operadoras, porque a intenção é já a partir de 2020 ampliar ainda mais todo este trabalho. Queremos estar mais próximos do trade”, completou.

Cerca de 60 agentes de viagens cariocas estiveram portanto mais perto de Dubai nesta segunda-feira (2), durante treinamento especial realizado pelo Departamento de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai, em parceria com a Soul Traveler e Emirates, no Prodigy Santos Dumont. A responsável pelo treinamento foi a própria Cibele Moulin.

“Dubai é uma cidade horizontal, que conta com dois aeroportos, embora só o DXB receba voos provenientes do Brasil, um transporte público eficiente, shoppings, 716 hotéis e mais 115 mil quartos. O que eu gostaria de deixar bem claro é que Dubai é sim um destino de luxo, mas não é inacessível. Tem hotéis e alimentação para todos os gostos e bolsos”, revelou Cibele.

Todos os profissionais que participaram do treinamento de Dubai

Todos os profissionais que participaram do treinamento de Dubai

Quem viaja para os Estados Unidos ou para a Europa, pode ficar tranquilo. Os preços são bastante similares, de acordo com a executiva. A Palm Jumeirah, no entanto, aquela famosa ilha em forma de palmeira, que tem residenciais e hotéis de cinco estrelas para cima, é para os que tem a famosa “bala na agulha”. “São hotéis para clientes mais exigentes, que querem ficar dentro da praia praticamente. Por falar em praia, Dubai tem praias públicas e privadas, contando com toda a infraestrutura, com calçadão, lojas, vestários, etc”, destacou Mounin.

Hospedagem, alimentação, costumes…

Por falar em hospedagem, a dica é passar, no mínimo, sete noites em Dubai para conhecer os principais atrativos. Há um combinado bem legal de passar até quatro noites na cidade e outras duas noites no deserto. “Os hotéis no deserto estão crescendo bastante e também as opções para acampar”, disse Cibele.

Com relação ao fuso horário, Dubai fica sete horas na frente do Brasil. Com relação a temperatura, de 30 a 45 graus durante o dia, no verão. Com relação a moeda local, US$ 1 (um dólar) vai sempre valer 3,68 Dirham. Com relação a gastronomia, Dubai conta com mais de 6 mil restaurantes de 200 diferentes nacionalidades. E para quem gosta de vida noturna, a cidade conta com a noite mais vibrante do Oriente Médio.

A semana útil é de domingo a quinta. O fim de semana por lá acontece na sexta e sábado. Embora esteja recheada de Club Lounge e bares, é proibido beber bebidas alcóolicas na rua. Durante o Ramadã, não se pode beber nem bebida não-alcóolica e nem comer em público. Para se vestir, o visitante não precisa se cobrir inteiramente, a não ser em visita a uma mesquita, mas estão banidos os shorts muito curtos em qualquer lugar da cidade. Também é preciso tomar cuidado com a demonstração de afeto, não sendo permitido abraçar e beijar em público. Casais só podem, no máximo, andar de mãos dadas.

Parques e shoppings

Apesar do Burj Kalifa e Dubai Frame serem atrativos indispensáveis na viagem, muito por conta do visual da moderna cidade, muitos já começam a procurar a cidade pelos seus parques de diversão. São dois grandes complexos: IMG, 100% indoor com três parques (Marvel, Cartoon Network e Lost Valley), e Dubai Parks e Resorts, com Motiongate, LEGOLAND e Bollywood Parks. “Não são parques muitos diferentes daqueles que operam em Orlando, com preços que equivalem aos parques de lá. A grande vantagem é que muita gente ainda não descobriu os parques de Dubai, por conta disso estão sempre mais vazios. E o turista ainda conta com mais de 100 shoppings, sendo o Dubai Mall e o Mall of Emirates os grandes destaques da cidade”, disse Cibele.

Conectividade

A Emirates Airline conta com voos diários para Dubai tanto de São Paulo como do Rio de Janeiro. “Mudamos horários dos voos do Rio de Janeiro durante três vezes na semana para agregar os voos do Chile. E o turista brasileiro já começou a perceber qual é o melhor momento de visitar Dubai e se programar para fazer as viagens mais longas, porque a ocupação já está alta para o mês de janeiro. A vantagem do fim do visto também facilitou muito o crescimento de passageiros. E a praça do Rio de Janeiro é uma das que mais contribuem para este ritmo acelerado de brasileiros em Dubai”, disse Marcelo Abreu, gerente da Emirates no Rio de Janeiro.

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