Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Projeto de 10 anos, fusão Abav-SP/Aviesp une principais emissores e marca fim da feira

Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

Marcos Lucas, presidente da Aviesp, e Fernando Santos, presidente da Abav-SP

A partir deste ano, os dois maiores mercados emissores de Turismo do País, Grande São Paulo e interior de São Paulo, passarão a ter uma única entidade representativa para as agências de viagens. Abav-SP e Aviesp anunciaram na última semana a união, que será votada por associados em assembleia em 19 de julho. A mudança será marcada por uma unificação do discurso do segmento em todo o estado, mais representatividade do interior e pelo fim da Aviesp Expo, a partir de 2022.

Neste primeiro momento, a entidade terá o nome Abav-SP/Aviesp, já adotado em comunicados e redes sociais. A “nova” entidade contará com mais de 600 associados, incluindo empresas da região da capital e interior, além de municípios limítrofes, de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul, que já faziam parte da Aviesp.

“Vamos unir esforços para que o nosso turismo se torne cada vez mais forte e com voz maior. A Abav Nacional com assuntos governamentais e nós com os assuntos estaduais, com voz unida e um único discurso. Nós da Abav-SP temos o maior orgulho de receber a Aviesp”, destacou o presidente da Abav-SP, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (22).

Página nas redes sociais já mostra entidades unificadas. (Reprodução/LinkedIn)

Página nas redes sociais já mostra entidades unificadas (Reprodução/LinkedIn)

A mudança acontece 39 anos após a criação da Aviesp, que nasceu como uma dissidência da própria Abav-SP por um sentimento de falta de representatividade das agências do interior. Por este histórico, o cuidado para garantir essa representatividade foi um dos nortes deste processo. A mudança de estatuto da Abav-SP, no fim de 2020, estabeleceu a obrigatoriedade de que metade da diretoria seja composta por membros do interior de São Paulo, regra válida inclusive para o cadastro de chapas nas eleições.

“A nossa intenção é fazer uma composição a ponto que no próximo mandato nós tenhamos uma solidificação e concretização desta unificação, para que a gente consiga concluir esta única etapa que é fortalecer o interior de São Paulo com uma única voz”, destacou Santos. “Obviamente que temos que nos mobilizar para que as lideranças do interior estejam presentes conosco, senão não teríamos colocado isso como regra obrigatória para os próximos mandatos”, completou.

Fernando Santos durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (22).

Fernando Santos durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (22).

UNIÃO É PROJETO DE UMA DÉCADA

A fusão das associações é resultado de um processo iniciado há dez anos, em 2011, com William Périco, como presidente da Aviesp, e Edmar Bull na Abav-SP, que juntos começaram a desenhar o projeto. Périco inclusive sucedeu Bull na presidência da Abav-SP. Nos anos seguintes, passos importantes como a unificação dos espaços de trabalho e transformação da Aviesp em associação congênere da Abav, em 2014, pavimentaram o caminho para a união.

Outros pontos fundamentais foram as alterações estatutárias nas entidades que garantiram uma adequação em pontos como eleições, mandatos de dirigentes e ano fiscal. A mudança no estatuto da Abav para garantir representatividade do interior na diretoria foi a última etapa para avançar com a união.

William Périco, presidente da Aviesp entre 2007 e 2011 e da Abav-SP entre 2012 e 2013.

William Périco, presidente da Aviesp entre 2007 e 2011 e da Abav-SP entre 2012 e 2013, iniciou os planos de união das entidades

“Essa unificação é resultado de um processo de maturação ao longo do tempo. Na prática significa ratificar de direito uma situação que já existe de fato, trabalhando juntos com as mesmas equipes”, aponta Marcos Lucas, presidente da Aviesp.

Como ressaltou Marcos Lucas, as entidades já atuam juntas nas áreas de gerenciamento de negócios, sob a responsabilidade de Juliana Assumpção, que desde a eleição de Fernando Santos passou a acumular os cargos de diretora de Negócios na Aviesp e na Abav-SP.

Outras áreas também já estão unificadas, como departamento jurídico e as ações de marketing e comunicação, realizadas pela parceira Business Factory. “No futuro estaremos juntos em outros aspectos, como financeiros e contábeis buscando representatividade”, completa Lucas.

BENEFÍCIOS AO ASSOCIADO E ESTRUTURA JURÍDICA

A aprovação da fusão pelos associados significará,no papel, o fim da Aviesp, tendo em vista que a entidade resultante da fusão manterá o CNPJ da Abav-SP, que já integra o sistema Abav. A expectativa é de que isso ocorra após a próxima eleição da entidade, prevista para o fim do ano. Até lá, os dois presidentes mantêm seus mandatos.

O presidente da Aviesp destaca que este procedimento adotado para a unificação não afetará o associado, que continuará desfrutando de todos os benefícios oferecidos até então, além de outros, como passar a integrar também a Abav Nacional pelo sistema federativo da associação.

“No aspecto do associado só terá benefício, estando dentro do quadro da Abav, com os mesmos benefícios que ele tem hoje e representatividade legal junto a governos e todos os segmentos. Todo esse trabalho continua”, explica

FIM DA FEIRA, MAS NÃO DOS EVENTOS

Apesar de positiva para o associado, a união significará o fim da Aviesp Expo, principal feira do interior paulista. Como já acontece com a Abav-SP, as decisões estratégicas sobre a realização de feiras ficarão na mão da Abav Nacional. “A Abav Nacional passará a fazer o gerenciamento destes eventos e de toda essa parte mercadológica. Confiamos na expertise deles. Não vamos procurar fazer nenhum tipo de concorrência, até porque Abav-SP e Aviesp serão uma entidade nacional ligadas a Abav Nacional pelo sistema federativo”, ressalta Marcos Lucas

Com isso, a Aviesp Expo 2021 marca a última edição da feira. Durante a coletiva, Lucas confirmou a sua realização e afirmou que serão feitas ações especiais comemorativas. O evento está previsto para os dias 1° e 2 de setembro, em Águas de Lindóia (SP), mas, de acordo com o presidente da Aviesp, a entidade já tem outras datas reservadas para garantir a realização ainda este ano, caso seja necessário em uma eventual cenário piora da situação epidemiológica da pandemia de Covid-19.

 “A Abav Nacional passará a fazer o gerenciamento destes eventos e de toda essa parte mercadológica. Confiamos na expertise deles. Não vamos procurar fazer nenhum tipo de concorrência, até porque Abav-SP e Aviesp serão uma entidade nacional ligadas a Abav Nacional pelo sistema federativo”

A partir de 2022, já na Abav-SP, a entidade focará em outros projetos como workshops, ações com parceiros e a convenção anual, que será ampliada. “Não temos interesse e não vamos seguir a linha de fazer feira no estado de São Paulo, a não ser que haja um projeto que venha da Abav Nacional para que seja feita uma feira no estado de São Paulo. Neste momento não há interesse. Mas existem muitas ações que podemos fazer e pretendemos colocar em prática”, ressalta Fernando Santos.

Começou a 39ª Aviesp Expo de Negócios em Turismo

Edição de 2021 será a última da Aviesp Expo.

“Com a chegada da Aviesp vamos tentar fazer um mix de produtos para lançar ao mercado. Um produto muito bom é a convenção da Aviesp. Queremos fazer um evento maior, mais amplo e, quem sabe, até fora do estado de São Paulo. A unificação traz isso, a união de esforços para que tenhamos mais ações e produtos para o agente de viagem se preparar, que não seja só feira, que a Abav Nacional já faz”, finaliza.

Receba nossas newsletters