Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Vendas nas agências foram 63% menores na temporada de inverno

.

.


Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) aponta que para 63% das agências de viagens e operadoras do Brasil a movimentação de vendas foi menor durante a temporada de inverno deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. A pesquisa foi encomenda do Sindicato das empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP).

Foram consultadas 362 empresas em 62 cidades nos 24 estados, sendo 88,4% são agências e 10,8% operadoras. “A Copa do Mundo no Brasil foi o principal motivo para a queda nas vendas durante a temporada”, justificou Eduardo Nascimento, presidente do Sindetur-SP. Mais de 40% dos entrevistados responsabilizaram a realização dos jogos pela queda nas vendas. Outros motivos que contribuíram para os baixos resultados foram: ano de eleições (8,5%), cenário econômico negativo no país (8,5%), preços altos das tarifas aéreas (7,5%) e a alta do dólar (5,2%).

Perfil – A maioria das vendas neste período foram para destinos internacionais (50,2%), com destaque para Estados Unidos (42,9%), França (11,5%), Argentina (9,1%), Itália (5,6%) e Portugal (5,4%). No doméstico, o destino preferido foi o Ceará (15,8%), seguido do Rio de Janeiro (13,4%), São Paulo (12,7%), Bahia (11,3%) e Rio Grande do Sul (11,1%).

Quanto aos motivos das viagens, de acordo com as empresas entrevistadas, os turistas escolheram Fortaleza (15,3%) e Natal (7,9%) para aproveitar o sol e as praias. No Rio de Janeiro (12,1%), o atrativo foi a agenda de negócios, além do sol e praias. Em São Paulo (11,5%), negócios e compras. Em Gramado (7,3%) e nas Serras Gaúchas, foi o clima frio que chamou mais atenção.

Receba nossas newsletters