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Aviação

​Airbus diz que 350 XWB pode reduzir efeito jet lag

A Airbus investiu US$ 15 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões) para desenvolver o modelo A350 XWB capaz de diminuir os efeitos do jet lag (o cansaço após as viagens com mudanças de fuso horário) nos passageiros. De acordo com a empresa, para reduzir o efeito, o equipamento conta com duas novidades em suas estruturas.

A primeira é um sistema de iluminação capaz de simular a luz solar do local de destino. Assim, se estiver de noite na cidade do pouso, ele vai escurecendo gradativamente. No horário do amanhecer, ele vai aumentando a claridade. O sistema é capaz de reproduzir até 16,7 milhões de combinações de cores.

O propósito é regular o ciclo do sono do passageiro. O corpo humano produz o hormônio melatonina, responsável pelo cansaço e pelo sono, conforme a quantidade e de luz. Lugares mais escuros o estimulam. Assim, o novo sistema poderá, por exemplo, fazer com que o viajante sinta vontade de dormir quando for noite no lugar de destino.

A outra novidade é parte da estrutura do avião ser feita de fibra de carbono, no lugar do alumínio usado anteriormente. Além de tornar a aeronave mais eficiente quanto ao consumo do combustível, essa mudança permite que ela seja pressurizada a 6.000 pés (as atuais são a 8.000 pés), um ambiente mais próximo ao da superfície terrestre.

A Airbus também disse ainda que a aeronave é capaz de filtrar todo o ar em três minutos, embora não mude o jet lag.

Quem já possui o A350 XWB? A Tam, Qatar Airways e Finnair e Vietnam Airlines já têm o novo avião.
Azul e Avianca também encomendaram a aeronave e devem recebê-la nos
próximos anos.

Tam – No Brasil, O 350 XWB chegou à Tam no dia 18 de dezembro. O primeiro voo comercial no país está marcado para o dia 25 de janeiro, entre
os aeroportos de Guarulhos e de Manaus. Depois, será usado em rotas internacionais, ligando São Paulo a Miami, Madri e, no segundo semestre,
Orlando.

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