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Aviação

Aéreas duvidam que novo jato da Boeing estaria pronto em 2025; United já busca alternativas

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Nova família de médio porte da Boeing deve ser entregue a partir de 2024-25

Embora a Boeing já tenha iniciado o desenvolvimento de sua nova aeronave de médio porte (New mid-Market Airplane NMA), que tem tudo para se chamar B797 de acordo com analistas, as companhias interessadas no modelo não estão tão otimistas com relação aos prazos divulgados pela própria fabricante norte-americana. A ideia da Boeing é introduzir o novo jato entre os anos de 2024 e 2025, mas será que este prazo será de fato cumprido?

A United, por exemplo, que já demonstrou interesse público no novo jato de médio porte, pode até buscar alternativas para o futuro modelo por conta justamente deste deadline. Em entrevista ao site FlightGlobal, o diretor Financeiro da United Airlines, Andrew Levy, afirmou que não está tão confiante neste lançamento. “Eu não tenho certeza se a aeronave será introduzida ao mercado neste período 2024-25”, disse Levy. Como resultado, o executivo afirmou que a companhia não cria planos de frota em torno da nova aeronave.

Tanto é que a United já está de olho em modelos alternativos, como o A321LR e A330-800neo da rival Airbus, a fim de substituir os atuais 128 B757s e B767s que ainda compõem sua frota principal, modelos que seriam devidamente substituídos pelo futuro B797. Caso a United opte por não esperar, a decisão seria um enorme “tiro no pé” da Boeing justamente pelos planos da fabricante de introduzir e dominar este mercado de médio porte. O que preocupa ainda mais a Boeing é que a United não é única que demonstrou certo pessimismo com seus prazos de lançamento.

O CEO da Avolon, empresa de leasing de aeronaves, Domhnal Slattery, afirmou durante conferência que o sinal verde proveniente do Conselho Administrativo da Boeing seria vital para que a fabricante conseguisse entregar as novas aeronaves no período indicado. No entanto, Domhnal afirmou que decisões com relação ao design, especialmente voltadas às capacidades de Carga, considerado um ponto chave de vendas na Ásia, ainda precisam ser tomadas.

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