Os aeronautas também vão aderir à greve anunciada quarta-feira; dia 15; pelo aeroviários após fracasso da reunião com o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea) sobre ajuste salarial. A decisão foi tomada ontem após assembleia realizada com representantes do Sindicato Nacional dos Aeronautas. A paralisação está marcada para o dia 23 de dezembro.
Os aeroviários; que são aqueles funcionários que atuam em terra; exigem aumento salarial de 13% e alta de 30% no piso. Já os aeronautas cobram índice de reajuste de 15%. Em reunião; as companhias mantiveram proposta de reajuste de 6%; informou o Snea.
“Não podemos mais nos sujeitar à intransigência das empresas e ao abuso dos patrões. Uma verdadeira falta de respeito com aeronautas e aeroviários. Por isso estamos junto na luta pela garantia de nossos direitos. Além de reajuste salarial; precisamos também de condições dignas de trabalho; com respeito integral à regulamentação e à convenção coletiva”; afirma o Sindicato Nacional dos Aeronautas em nota. O Sindicato informa ainda; em seu site; que; “devido ao movimento grevista; será implementado um plano de contingência assim que a paralisação for deflagrada; com plantões na Sede; Subsede e representações; para dar todo o suporte necessário ao movimento; a exemplo do que já ocorreu em outras ocasiões”.
A empresa aérea Tam; por meio de sua assessoria de imprensa; diz que está confiante na conclusão do processo sem perdas para nenhum dos lados: “Estamos em processo de negociação entre o sindicato das empresas e os sindicatos dos funcionários desde julho. Nós sempre negociamos condições que sejam boas para os funcionários e para a companhia. Assim; como acontece todo ano; estamos confiantes de que vamos concluir adequadamente esse processo”.
Assistência material (em casos de atraso; cancelamento ou preterição). A partir do horário previsto para o voo | 1h – telefone ou Internet disponível; 2h – alimentação adequada ao tempo de espera (voucher; lanche; bebidas); 4h – Acomodação em local adequado (espaço interno do aeroporto ou ambiente externo com condições satisfatórias para aguardar pela reacomodação) ou hospedagem (quando necessária) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. |
Reacomodação | Imediata no caso de cancelamento ou preterição. Nos atrasos; reacomodação no próximo voo da companhia ou de outra empresa na mesma rota. Passageiro que aguarda reacomodação tem prioridade sobre os que ainda não adquiriram passagem. |
Informação | Companhia deve informar direitos do passageiro e motivos do atraso; cancelamento ou preterição; inclusive por escrito (o que pode ser usado em pedidos de indenizações; se for o caso). |
Reembolso | Para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de 4h; reembolso integral do valor do bilhete; na mesma forma de pagamento (cartão de crédito ou crédito bancário). |
Movimento no Aeroporto de Guarulhos
Atualizada às 16h25