Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aeroporto de Salvador registra crescimento de 11;8% em 2009

O número de desembarques nacionais e internacionais no Aeroporto Internacional de Salvador em 2009 cresceu 11;8% em comparação com o ano anterior. De acordo com a Infraero; empresa que administra o terminal; 2;90 milhões de pessoas desembarcaram na capital baiana no ano passado; contra 2;57 milhões em 2008.

Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe); a Bahia tem um fluxo turístico de nove milhões de pessoas por ano e um terço deste total passa pelo estado durante a alta estação; entre os meses de dezembro e março. O mesmo estudo revela também que as áreas de negócios e congressos são responsáveis por 24% do fluxo turístico do estado.

Em 2009; o maior fluxo de passageiros que chegaram à cidade deu-se no segundo semestre; após a retomada do crescimento do turismo em todo o país. Segundo entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav); o mau desempenho na primeira metade do ano passado foi consequência da crise econômica mundial; que reduziu o número de viagens em todo o país.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia; Domingos Leonelli; a realização de diversos eventos na capital baiana contribuíram para a retomada do crescimento do setor no segundo semestre de 2009. “Em junho; tivemos o São João da Bahia; em agosto; a Stock Car e em setembro; o Congresso Brasileiro de Cardiologia. Esses eventos deram um fôlego para a hotelaria e fizeram com que os desembarques aumentassem na segunda metade do ano passado”; avalia Leonelli.

Receba nossas newsletters