Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air Europa: aumento de oferta no Brasil e foco no corporativo

Imanol Pérez, vice-presidente Comercial da Air Europa, e Gonzalo Romero, diretor da companhia para o Brasil

Imanol Pérez, vice-presidente Comercial da Air Europa, e Gonzalo Romero, diretor da companhia para o Brasil

SÃO PAULO – O ano de 2018 foi excelente para a Air Europa. A companhia bateu uma série de recordes, com mais de 11 milhões de passageiros transportados e um faturamento superior a 2 bilhões de euros. O Brasil teve papel essencial neste desempenho, conforme revelou o vice-presidente Comercial da aérea, Imanol Pérez, que concedeu entrevista ao M&E na tarde desta segunda-feira (11), em São Paulo.

Ele destacou que o Brasil está hoje entre os cinco principais mercados para a companhia. “O mercado brasileiro foi muito importante para os nossos resultados, com mais de 300 mil passageiros transportados”, contou. Em faturamento, o incremento no Brasil foi de 5%, com destaque para os assentos de classe executiva, com um crescimento de 7%. “Temos uma ocupação média de 90% nos voos de São Paulo, superior a 80% em Salvador e próximo a 80% em Recife”, complementou. Para 2019 a meta é crescer, em faturamento, cerca de 13% no País.

AUMENTO DE OFERTA

Voos com alta ocupação pedem aumento de oferta. E a Air Europa vai nesta direção. Pérez ressaltou que para o mês de maio haverá um aumento de oferta na rota São Paulo-Madri, hoje operada com o Boeing 787-800 Dreamliner. O equipamento será substituído por um 787-900 Dreamliner, com 37 assentos a mais. “Somente na classe executiva são dez assentos a mais. O aumento total de oferta será de 12%”, disse.

Também em maio a companhia espanhola irá aumentar de duas para três frequências diárias a rota Recife-Madri. “Em Salvador, seguiremos com três, ainda em fase de consolidação da terceira”, afirmou Pérez.

Com relação a um possível novo voo entre Fortaleza (CE) e Madri, o executivo ressaltou que não está descartado, mas não deve mais ter início em maio, como previsto inicialmente. “Não teremos aeronaves para iniciar esta rota em maio. Estamos em negociação, mas a princípio o voo terá início em novembro”, contou. Sobre uma possível volta ao Rio de Janeiro, o executivo foi enfático: não deve acontecer nos próximos dois anos, pois a companhia tem como prioridade outros destinos já anunciados, como Cidade do Panamá, Cidade do México, Medelin e Iguazu.

Juan López, Imanol Pérez, Claudia Shishido e Gonzalo Romero, diretor de Revenue Management, vice-presidente Comercial, gerente Comercial e diretor para o Brasil da Air Europa

Juan López, Imanol Pérez, Claudia Shishido e Gonzalo Romero, diretor de Revenue Management, VP Comercial, gerente Comercial e diretor para o Brasil da Air Europa

HUB EM MADRI E CODESHARE

Um dos grandes trunfos da Air Europa é o seu hub em Madri, que conecta para mais de 20 destinos na Europa e na África, além dos domésticos dentro da Espanha. “Cerca de 60% dos brasileiros que voam conosco conectam para outro destino. Temos um tempo de conexão perfeito. Todas as conexões para os voos do Brasil são rápidas”, justificou.

Por outro lado, a companhia também busca passageiros de todo o Brasil para os seus voos. Há um acordo de codeshare atualmente com a Avianca e um acordo interline com a Azul. De acordo com Pérez, a Air Europa conversa atualmente com a Gol para ampliar as parcerias no País.

CORPORATIVO

Cerca de 85% das vendas companhia no Brasil são feitas via agentes de viagens. E parte deste esforço para captar o cliente corporativo passa por este canal. Do outro lado, Pérez destaca o aperfeiçoamento do produto. “Temos um avião moderníssimo na rota de São Paulo, com assentos full flat na executiva, entretenimento individual nas duas classes, além de produtos como traslados privativos”, destacou.

O diretor da companhia para o Brasil, Gonzalo Romero, por sua vez, reiterou o foco neste segmento, com ações fortes junto às TMCs e uma proximidade maior com travel managers e com os próprios clientes. “Estamos renovando acordos e participando de mais eventos deste segmento”, frisou.

Receba nossas newsletters