Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air France aposenta frota de A380s e anuncia compra de 60 A220s

O Conselho de Administração da Air France-KLM decidiu aposentar a frota de A380s, a maior aeronave comercial de passageiros atualmente em serviço. A retirada das dez unidades acontece até 2022. Em comunicado oficial, a Air France-KLM ainda confirmou a compra de 60 A220-300s, com 30 opções de compra e 30 direitos de aquisição, que substituirão gradualmente as frotas de A318 e A319 da companhia francesa.

Air France

A380s deixam a frota até 2022

“Tais decisões apoiam a estratégia de competitividade da frota do Grupo Air France-KLM”, disse Benjamin Smith, CEO do Grupo Air France-KLM. “Elas seguem as encomendas recentes dos modelos Airbus A350 e Boeing 787 que a Air France e a KLM fizeram. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a Airbus para adicionar o A220-300 à nossa frota, uma aeronave que demonstra ótima eficiência ambiental, operacional e econômica. Este é um passo muito importante na transformação da Air France, e essa evolução na frota da Air France reforça a determinação do Grupo em alcançar a liderança das companhias aéreas europeias”, completou.

Leia também
Fim do A380: o que levou a Airbus a abandonar a maior aeronave do mundo?

No ano passado, o próprio CEO Benjamin Smith já tinha decidido em cortar pela metade a frota de A380s. No entanto, naquela época, o executivo confirmou que manterá o superjumbo em serviço na frota principal da Air France, uma decisão que já tinha sido tomada pelo ex-diretor executivo Jean-Marc Janaillac. A má notícia, no entanto, é que a frota deve passar de dez para apenas cinco unidades.

Em fevereiro deste ano, a Airbus anunciou o encerramento da fabricação do A380. A decisão acontecia após doze anos de um projeto que trouxe uma grande repercussão para a fabricante, mas que nunca conquistou totalmente as companhias aéreas, que tem cada vez mais optado por aeronaves menores e mais eficientes.

A produção do superjumbo terminará em 2021, após a entrega do pedido de 14 A380, encomendados pela Emirates. Em comunicado, na época, a Airbus informou que a decisão foi tomada devido a falta de pedidos do modelo por parte de outras companhias aéreas. A Emirates também decidiu continuar crescendo com a nova geração de aeronaves widebody flexíveis da Airbus, encomendando 40 aeronaves A330-900 e 30 A350-900.

Receba nossas newsletters