O Grupo Air France-KLM demonstrou-se extremamente interessado em adquirir mais de 49% das ações Air Europa e já estuda enviar até uma proposta oficial pela companhia espanhola. A possível aquisição e controle da Air Europa faria com que a Air France-KLM ampliasse e fortalecesse ainda mais sua presença na Espanha e em toda a América Latina, ainda mais quando o assunto é disputa de marketshare com o grupo britânico IAG, que controla a British Airways, Iberia, Aer Lingus e Vueling.
Air France-KLM mostrou interesse na compra da Air Europa dos espanhóis da Globalia logo após o impasse nas negociações com os chineses da Hainan Airlines (HNA), que serão em breve accionistas da TAP através do consócio Atlantic Gateway. A lei estabelecida pela União Europeia afirma que nenhuma companhia europeia, como a Air Europa, pode vender mais de 49% do seu capital a um investidor que não esteja estabelecido no próprio continente, e este fator acabou animando o grupo europeu de aviação.
A Air Europa consiste em uma importante parte da receita anual da Globalia, algo que gira em torno dos 40%, e está passando por um programa de corte de gastos que chegará a uma economia de US$ 1 bilhão até 2020, além de ter recebido seu primeiro 787 este ano. Em janeiro, o presidente da Air Europa, Juan Jose Hidalgo, deixou dúvidas quanto ao sucesso do negócio com a HNA, afirmando que só haveria conversações se os chineses “mostrassem o dinheiro”.
Fontes próximas da Air Europa asseguram que existe um plano B para a companhia aérea. A HNA estaria interessada na totalidade do grupo Globalia (turismo, hotéis e handling) e não veria com bons olhos a separação da Air Europa, para obedecer às regras europeias.