Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air India já conta com nove interessados; IAG e IndiGo iniciam negociações

A320neo_Air_India_1

Caso não haja investidor decidido a realizar a aquisição, a Air India encerrará suas operações

Foi só anunciar que 100% do capital da Air India poderia ser adquirido por qualquer investidor estrangeiro, que o governo indiano viu “chover” interessados pela companhia indiana. Os oficiais da Índia já se encontraram com nove companhias interessadas na venda da aérea estatal, de acordo com fontes à Bloomberg. Empresas como IndiGo Airlines, SpiceJet, Tata Sons (que detém 51% da Air Asia India e 51% da Vistara) e IAG (administradora da British Airways e Iberia) estão no páreo.

As negociações ainda estão em fase inicial, mas os interessados têm até o dia 17 de março para expressar oficialmente seu interesse em adquirir a Air India, dentro da burocracia padrão conhecida como EOI (Expressão de Interesse, em inglês). No contrato, o investidor terá que adquirir 100% da Air India e sua subsidiária Air India Express, bem como 50% da Air India SATS Airport Services Private Limited. Para facilitar o caso, o governo indiano voltou a atrás e decidiu absorver 60% da dívida da companhia, que chegava aos incríveis US$ 3,26 bilhões, algo que até então seria arcado pela vencedora da licitação.

Embora haja nove interessados, não há nada garantido de que já teremos um comprador. Caso não haja investidor decidido a realizar a aquisição, a Air India encerrará suas operações, como anunciou o Ministro da Aviação da Índia, Hardeep Singh. A Air India não lucra desde 2007 e fechou 2019 com o maior prejuízo da sua história: US$ 1,2 bilhão.

Receba nossas newsletters