Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Governo ‘volta atrás’ e coloca até 100% da Air India à venda

O novo contrato representa um passo importante para um relacionamento aprofundado e de longo prazo entre as duas empresas

O novo contrato representa um passo importante para um relacionamento aprofundado e de longo prazo entre as duas empresas

O Governo Indiano voltou atrás e decidiu dar uma “última cartada” no processo de privatização da Air India. Até então, os interessados só poderiam adquirir 49% da companhia, mas agora passam a ter acesso à até 100% das ações. Embora tenha ficado mais fácil de tirar a Air India das mãos controladoras do governo, aqueles que fizerem proposta também terão que arcar com a dívida total de US$ 3,26 bilhões, de acordo com os novos termos.

A decisão de mais do que dobrar a participação à venda era a última maneira encontrada para atrair investidores. Em 2018, por exemplo, uma tentativa de vender 76% das ações da Air India terminou sem interessados. Agora, com a compra total da companhia, o Governo Indiano tem mais chances de atrair investimentos.

E o Governo Indiano acabou aprovando o plano para diluir a SOEC em suas diretrizes de investimento estrangeiro para o setor de transporte aéreo.  A proposta para mudar a SOEC tem sido discutida dentro do governo, mas ainda não foi enviada ao comitê liderado pelo Ministro de Assuntos Internos da Índia Amit Shah, que está supervisionando a venda da companhia.

A transação é definida no documento como “desaplicação estratégica da Air India por meio da transferência de controle gerencial e venda de 100% do capital social detido pelo GOI [Governo da Índia], que incluirá a participação acionária da Air India de 100% na Air India Express Limited e 50% na Air India SATS Airport Services (AISATS) Private Limited”.

Receba nossas newsletters