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Aviação

Airbus alfineta Boeing: “Grande lacuna no portfólio de aeronaves”

Airbus sabe da necessidade da Boeing de agir rapidamente

Airbus sabe da necessidade da Boeing de agir rapidamente


Que a Boeing precisa “correr atrás do prejuízo” relacionado ao mercado de aeronaves single-aisle, o mercado já sabe. Que a família de A320 já representa mais de 60% do marketshare de todas as aeronaves de corredor único do mercado, também. Mas que a fabricante norte-americana reagirá rapidamente ao lançar um novo produto para conter o crescimento de encomendas do A321neo, para o diretor de Vendas da Airbus, John Leahy, é uma hipótese descartada.

No entanto, assim como o mercado, Leahy sabe da necessidade da Boeing de agir rapidamente junto aos seus programas de desenvolvimento de novas aeronaves. “Se fomos a Seattle (principal base da Boeing no mundo), vemos uma grande lacuna em seu portfólio de aeronaves, e acredito que eles precisam fazer alguma coisa rapidamente. No entanto, não consigo enxerga-los fazendo muito, exceto apresentações, pelo menos nos próximos dois anos”, disparou o diretor.

Para John Leahy, por conta do sucesso do A321neo frente ao principal modelo da Boeing para este nicho, o 737-900, a fabricante norte-americana está em uma “situação difícil”. Além do tempo para desenvolver novas aeronaves, o diretor da Airbus acredita que qualquer substituição de família de aeronaves iria requerer um investimento de pelo menos US$ 10 bilhões.

A Airbus tinha até o fim de janeiro 1.101 ordens de encomenda para novos A321neo, bem acima das 217 encomendas realizadas para o Boeing 737-900 até novembro de 2015. “As companhias aéreas estão vendo nas suas estratégias futuras que não existe competição para o mercado de single-aisle. O A320neo é a aeronave que todos eles querem”, alfinetou mais uma vez o diretor de Vendas da Airbus, John Leahy.

É claro que a fabricante norte-americana não iria deixar barato e se defender de todas essas alfinetadas recebidas pelo diretor da Airbus. “Uma vez lançada a família 737 MAX para brigar de frente com a família A320, na qual as companhias sabem bem o que escolher desta concorrência, o mercado está praticamente dividido 50/50”, disse o VP Sênior da Boeing Commercial Airplanes, Scott Fancher.

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