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Aviação

Amadeus faz estudo que traça desejos dos viajantes

Amadeus, empresa de soluções de TI e distribuição para o mercado de viagens e Turismo, anunciou o lançamento de mais um estudo da série voltada ao entendimento do universo aeroportuário. Intitulado ‘Reinventing the Airport Ecosystem’, o reporte tem como objetivo identificar as frustrações dos viajantes com a experiência dentro dos aeroportos e mapear como é possível que todo o ecossistema seja reinventado até 2025, com novo modelo operacional e novas fontes de receita.

Para 72% dos entrevistados, a experiência de viagem atual, do check-in ao embarque, é ineficiente. Os fornecedores do aeroporto do futuro terão que conquistar a confiança dos passageiros e isso será possível por meio de uma plataforma de comunicação bem coordenada e focada nos dispositivos móveis dos viajantes. E, nesse sentido, o estudo aponta um alerta importante aos players que farão uso da tecnologia móvel: os viajantes desejam que as companhias aéreas e os aeroportos se esforcem, primeiro, em fornecer informações relevantes e atualizações que impactem diretamente suas viagens.

Além disso, as redes sociais são consideradas uma ferramenta vital para compartilhar ideias, informações e impressões em tempo real com os passageiros durante a sua permanência no aeroporto. Os consumidores querem que as suas opiniões sejam levadas em consideração para que haja melhorias nos serviços (em 69% dos casos).

Ainda, 56% gostariam que houvesse maior relação do aeroporto com a cultura local – incluindo alimentação, decoração, lojas. Com isso, é possível notar que o viajante deseja estabelecer uma relação emocional e sensorial com o aeroporto, como parte de sua experiência longe de casa.

Decius Valmorbida, vice-presidente Executivo da Amadeus, sobre o estudo, “Esse reporte – o segundo ao que mercado pode ter acesso com essa temática – traz à luz pontos de extrema relevância para o sistema aeroportuário. Ficou claro, pelo que dizem os entrevistados, que os passageiros não desejam que apenas uma entidade controle todos os processos e que é tola a discussão acerca de quem é o ‘dono’ do passageiro. Assim, é importante que todos os players desse vasto e complexo ecossistema tenham consciência de seu papel na maximação da experiência do viajante e que encontrem fontes sustentáveis de receita, com novos serviços e por meio da tecnologia, sempre levando em conta os fatores sociais e legais que envolvem cada localidade”.

Dentre os serviços mais desejados, estão:
– Hotéis de curta estadia (como duas horas, por exemplo): 62%
– Tratamentos de spa: 54%
– Área para entretenimento de crianças: 42%
– Um espaço para que se reconectem com a natureza (jardins, fazendas verticais, etc): 41%

Filipe Cerolim

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