Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

American Airlines encomenda aeronaves supersônicas

Baby_Boom_jet_Main

A primeira aeronave Overture deve deixar a linha de produção já pronta em 2023, mas os voos de teste só devem começar em 2026

De olho no desenvolvimento de novas aeronaves supersônicas desenvolvidas pela Boom Supersonic, que só devem estrear em 2029, a American Airlines se adiantou e encomendou 20 unidades da Overture, com opções para mais 40 jatos, que transportará de 65 a 80 passageiros a uma velocidade de Mach 1,7, ou cerca de 2.092 km/h, e alcance de 4,9 mil milhas náuticas. O Overture tem tudo para ser o primeiro jato supersônico comercial a subir aos céus desde que o Concorde foi aposentado em 2003.

As empresas não revelaram o valor do depósito da American. Mas com o anúncio, a Boom agora tem uma carteira de pedidos firmes (backlog) de 130 aeronaves Overture, uma vez que a Japan Airlines já tinha encomendado 20 aeronaves em 2017 e, no ano passado, a United encomendou 15 aviões Overture, com opção para mais 35.

“Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de entregar para nossos clientes”, disse o CFO da American Airlines, Derek Kerr, em um comentário preparado. “Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes”.

A uma velocidade de Mach 1,7 sobre a água, o Overture poderia voar entre o hub da American em Miami e sua base europeia em Londres em apenas cinco horas, bem abaixo dos voos típicos de quase nove horas.

Evolução

A Boom recentemente iniciou os testes de táxi em sua aeronave supersônica de demonstração XB-1, que tem um terço da escala do Overture, embora com algumas grandes diferenças de design, incluindo o número de motores. A empresa diz que os voos de demonstração do XB-1, que estavam inicialmente programados para começar no ano passado, estão a caminho de serem lançados antes do final deste ano.

Em julho, a Boom revelou um design refinado para o Overture, incluindo a adição de um quarto motor. De acordo com os planos anteriores, o avião deveria ser movido por três motores. A Boom não anunciou, no entanto, qual empresa projetará os motores supersônicos do Overture. A Boom planeja construir seus aviões em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA).

Receba nossas newsletters