De olho no desenvolvimento de novas aeronaves supersônicas desenvolvidas pela Boom Supersonic, que só devem estrear em 2029, a American Airlines se adiantou e encomendou 20 unidades da Overture, com opções para mais 40 jatos, que transportará de 65 a 80 passageiros a uma velocidade de Mach 1,7, ou cerca de 2.092 km/h, e alcance de 4,9 mil milhas náuticas. O Overture tem tudo para ser o primeiro jato supersônico comercial a subir aos céus desde que o Concorde foi aposentado em 2003.
As empresas não revelaram o valor do depósito da American. Mas com o anúncio, a Boom agora tem uma carteira de pedidos firmes (backlog) de 130 aeronaves Overture, uma vez que a Japan Airlines já tinha encomendado 20 aeronaves em 2017 e, no ano passado, a United encomendou 15 aviões Overture, com opção para mais 35.
“Olhando para o futuro, as viagens supersônicas serão uma parte importante de nossa capacidade de entregar para nossos clientes”, disse o CFO da American Airlines, Derek Kerr, em um comentário preparado. “Estamos empolgados com a forma como a Boom moldará o futuro das viagens tanto para nossa empresa quanto para nossos clientes”.
A uma velocidade de Mach 1,7 sobre a água, o Overture poderia voar entre o hub da American em Miami e sua base europeia em Londres em apenas cinco horas, bem abaixo dos voos típicos de quase nove horas.
Evolução
A Boom recentemente iniciou os testes de táxi em sua aeronave supersônica de demonstração XB-1, que tem um terço da escala do Overture, embora com algumas grandes diferenças de design, incluindo o número de motores. A empresa diz que os voos de demonstração do XB-1, que estavam inicialmente programados para começar no ano passado, estão a caminho de serem lançados antes do final deste ano.
Em julho, a Boom revelou um design refinado para o Overture, incluindo a adição de um quarto motor. De acordo com os planos anteriores, o avião deveria ser movido por três motores. A Boom não anunciou, no entanto, qual empresa projetará os motores supersônicos do Overture. A Boom planeja construir seus aviões em Greensboro, na Carolina do Norte (EUA).