Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Novo Concorde: Boom planeja entregar primeira aeronave supersônica em 2029

Baby_Boom_jet_Main

A primeira aeronave Overture deve deixar a linha de produção já pronta em 2023, mas os voos de teste só devem começar em 2026

Quem não lembra do Concorde? Aquela aeronave supersônica de passageiros, produzida pela British Aircraft Corporation entre os anos de 1965 e 1978, que voava a uma velocidade de cruzeiro de 2.158km/h. O tempo passou, a aeronave foi aposentada e atualmente a velocidade de cruzeiro das aeronaves tradicionais não passa dos 1000km/h. No entanto, tudo tende a ser como era antes com a chegada das aeronaves da Boom Supersonic.

Este novo capítulo da aviação comercial começou mesmo em 2016, quando a Branson’s Virgin Galactic e a Boom Techology revelaram um protótipo de uma nova aeronave supersônica que transportaria passageiros entre Londres e Nova York em apenas 3h30min. Nomeado de “Baby Boom”, o jato tem tudo para oferecer as viagens transatlânticas com tarifas a partir de US$ 5 mil. Um ano depois, em 2017, a aeronave já contabilizava 76 encomendas.

Os voos de teste só devem começar em 2026, com a primeira entrega para uma companhia aérea planejada para 2029

E hoje? Bom, atualmente, a Boom Supersonic já está desenvolvendo sua aeronave Overture, que transportará aproximadamente 70 passageiros a uma velocidade de Mach 1,7, ou cerca de 2.092 km/h. A empresa espera que o Overture seja o primeiro jato supersônico comercial a subir aos céus desde que o Concorde foi aposentado em 2003. Para isso, precisa produzí-la e o local certo para isso já foi escolhido.

A diretora de negócios da Boom Supersonic, Kathy Savitt, confirmou que a fábrica de aeronaves supersônicas será inaugurada em 2024, em Greensboro, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos. A primeira aeronave Overture deve deixar a linha de produção já pronta em 2023, um ano depois da inauguração da fábrica que deve acontecer ainda este ano, num espaço de mais de 160 hectares, mas ainda longe de começar a voar comercialmente.

630x355-1

United já tem aeronaves encomendadas

Isto porque os voos de teste só devem começar em 2026, com a primeira entrega para uma companhia aérea planejada para 2029. Até agora, a Boom recebeu 15 pedidos da United. Além disso, a Japan Airlines e a United têm opções de compra de 55 aviões Overture adicionais. A Boom está trabalhando com a Rolls Royce em um motor supersônico para o Overture que será otimizado para voar com combustível de aviação 100% sustentável.

A Boom escolheu Greensboro como seu local de fabricação devido ao fácil acesso da cidade à cadeia de suprimentos aeroespacial e à forte base de escolas técnicas da região. Greensboro também dará ao Boom acesso rápido à costa atlântica, de onde poderá testar o Overture sem entrar em conflito com os regulamentos que proíbem o voo supersônico civil sobre a terra. A decisão também foi impulsionada por incentivos de US$ 130 milhões.

Receba nossas newsletters