Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Ano de 2009 na aviação é marcado por mais passageiros e menos atrasos

O setor aéreo no Brasil teve um ano de forte crescimento e mais eficiência nos serviços: pela projeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); o ano de 2009 deve ter mais de 126 milhões de embarques e desembarques; o que representa quase 13 milhões a mais do que em 2008 e um salto de 15;4 milhões em relação a 2007. Já os atrasos recuaram ano a ano: em 2007; desde que os dados começaram a ser computados em maio; a média do ano foi de 28;6%; em 2008 a média foi de 17;5% de janeiro a dezembro e; em 2009; a média anual foi de 11%.

O movimento foi tranquilo inclusive no fim de ano; época de movimento intenso nos aeroportos. Para a Anac; esse resultado pode ser creditado a várias ações tomadas durante o ano.

“O aumento da concorrência; dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis; levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo; inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso; a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)”; explica a diretora presidente da Anac; Solange Paiva Vieira.

A ação da Agência neste período de festas foi coordenada com o Ministério da Defesa; Infraero e Aeronáutica. Do dia 18 de dezembro até hoje (4 de janeiro); a Anac manteve 148 pessoas acompanhando diretamente a movimentação nos aeroportos e no centro de controle de voos da Aeronáutica. As companhias aéreas também se comprometeram com a Anac a não praticar overbooking; a aceitar endosso das demais empresas e a manter aeronaves reserva. Mesmo nos casos das chuvas que chegaram a fechar momentaneamente alguns dos principais aeroportos do País por motivos de segurança; como no Rio e em Minas Gerais; a Agência acompanhou a assistência devida aos passageiros pelas companhias aéreas.

Passageiros com mais informações sobre seus direitos e deveres também contribuíram para a normalidade nos aeroportos. A Anac; em conjunto com as demais autoridades do setor; criou uma página na Internet para orientar especialmente as pessoas que não têm o hábito de viajar ou fizeram sua primeira viagem de avião em 2009. O site Hora de Viajar – Dicas para o Passageiro continuará disponível no endereço www.anac.gov.br/horadeviajar; ele traz informações sobre documentos para embarque; bagagem; horários de check-in entre outros.

Em casos de problemas não resolvidos pela companhia aérea; o passageiro pode recorrer à Anac pelo telefone 0800 725 4445; pela Internet (www.anac.gov.br/faleanac) ou ainda nos postos de atendimento da Agência nos 10 principais aeroportos do País.

Receba nossas newsletters