Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Anvisa celebra decisão do governo de exigir vacinação de turistas

Governo prorrogou proibição por mais 30 dias

A portaria publicada assume a vacina como eixo central da nova política e mantém a exigência do teste negativo antes do embarque

“A adoção do comprovante de vacina como ferramenta para controle de entrada de viajantes no país é uma medida que alinha o Brasil a um movimento de alcance global e pavimenta o caminho para uma política de fronteiras guiada pela segurança sanitária”. Esta é a afirmação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em nota divulgada nesta quinta-feira (9), quando foi confirmada a exigência de vacinação ou quarentena para turistas.

Segundo a Anvisa, a portaria publicada assume a vacina como eixo central da nova política e mantém a exigência do teste negativo antes do embarque, disposições que espelham suas recomendações. Contudo, a previsão de política de testagem antecipada para não vacinados é de competência do Ministério da Saúde, mediante ao contexto epidemiológico. Essa medida deve ser monitorada para avaliação dos seus eventuais impactos.

“A Anvisa reitera que as medidas de fronteira devem ser reavaliadas permanentemente e revistas a partir dos resultados alcançados e em razão da evolução do cenário epidemiológico. No tema fronteiras, a Agência seguirá cumprindo as suas atribuições nos termos da Lei 13.979/21, de assessoramento técnico fundamentado, sempre que provocada ou mesmo de ofício, apoiada em razões de saúde pública”, informa.

Receba nossas newsletters