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Aviação

Atuação de cias asiáticas nos EUA causa disparidade, diz economista

Companhias nacionais dos EUA ficam prejudicadas com nova politica de céus abertos, diz economista

Companhias nacionais dos EUA ficam prejudicadas com nova politica de céus abertos, diz economista


Um novo estudo feito por notáveis economistas do setor da aviação apontou que a continuação da expansão das companhias aéreas asiáticas nos Estados Unidos pode ameaçar o serviço e o acesso às comunidades em todo o país. O estudo, intitulado “Violação do ‘Justo e Igual’ acordos de céus abertos ameaçam grandes e pequenas comunidades americanas e seu acesso a rede global de transporte aéreo”, William Swelbar examina como a Qatar Airways, a Etihad Airways e a Emirates estão desviando os passageiros de operadoras americanas, criando impactos econômicos potencialmente devastadoras para os mercados nacionais.

As três maiores companhias aéreas norte-americanas – American Airlines, Delta e United – alegaram que suas concorrentes do Oriente Médio aceitaram US$ 42 bilhões em subsídios do governo ao longo de um período de 10 anos, distorcendo o mercado. Swelbar, o vice-presidente executivo da InterVISTAS Consulting e engenheiro de pesquisa no centro do Centro Internacional de Transportes Aéreos do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), conclui que transportadoras asiáticas estão desviando o tráfego de passageiros das transportadoras aéreas dos EUA sem gerar nova demanda, e por isso, ameaçando a viabilidade dos voos sem escalas e serviço para as aéreas locais nos Estados Unidos.

“A cada novo espaço que as cias do Oriente Médio ocuparem, cada vez mais aéreas menores verão seus números de tráfego diminuírem e seus serviços domésticos ameaçados, uma vez que os passageiros internacionais serão direcionados para esses espaços ocupados pelas cias estrangeiras”, destaca.

Swelbar diz que o mercado está distorcido por um aumento desenfreado na capacidade dessas companhias, que vão além do que a demanda regional poderia ditar. “As operadoras dos EUA não estão pedindo para acabar com o serviço de transportadoras asiáticas, ou acabar com a concorrência com transportadoras estrangeiras”, escreveu Swelbar. “Concorrência é necessária para um mercado saudável e traz valor para consumidores e empresas. Mais importante, as operadoras dos EUA não estão pedindo para desfazer a política de céu aberto que tem beneficiado os consumidores dos EUA e companhias na esmagadora maioria dos casos. Eles simplesmente insistem que concorrência com as transportadoras do Oriente Médio deve ser conduzida afim de atender a política de céus abertos de forma ‘justa e igualitária”.

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