Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços

Aviação global cresce em oferta e demanda no mês de maio

top-passenger-airplane-wallpapers-for-windows-phoneampdesktop-airplanes-background-wallpaper-wallpapers-hd-desktop-free-aircraft-download-for-ipad-posters-pack-windows-7

O destaque ficou por conta da América Latina, que cresceu 6,5%, seguida por Europa (5,4%) e de Ásia e América do Norte (ambas com crescimento de 4,5%)

A aviação mundial cresceu em oferta e demanda no mês de maio, de acordo com dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), nesta quinta-feira (4). A demanda (RPK) teve um incremento de 4,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além de ficar acima da média anual, de 3,1% de crescimento, o índice ainda mantém a média de crescimento registrada em abril, quando a demanda avançou 4,4%.

O destaque ficou por conta da América Latina, que cresceu 6,5%, seguida por Europa (5,4%) e de Ásia e América do Norte (ambas com crescimento de 4,5%). Apesar dos avanços, os números ainda ficam abaixo da média de crescimento dos últimos anos.

“O crescimento da demanda de passageiros diminuiu quando comparado aos últimos dois anos. Esse resultado segue a tendência de desaceleração do comércio global, aumento das tensões comerciais e enfraquecimento da confiança nos negócios. Nesse ambiente cheio de desafios, as companhias aéreas estão gerenciando a capacidade com cuidado para otimizar a eficiência”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da Iata.

Dados de maio da IATA

Dados de maio da IATA

Em relação a oferta (medida em assentos disponíveis por quilômetro, ou ASKs), o crescimento foi de apenas 2,7%, com destaque para o crescimento da Europa (4,6%) e para a queda do Oriente Médio (-5,9%). A taxa de ocupação subiu 1,4 p.p em maio, chegando a 81,5%. O maior crescimento se deu no oriente médio, com 4,8 p.p., chegando a 73,2%. A maior taxa de ocupação é da América do Norte (85,1%).

INTERNACIONAL

As rotas internacionais, responsáveis por 64% da demanda mundial, registram uma taxa de ocupação de 80,4%, 1,7 p.p. em relação a maio do ano passado. A demanda cresceu 4,3% e a oferta 2,1%. O maior crescimento na demanda de voos internacionais também foi na América Latina (6,7%), seguida por Europa (5,4%) e América do Norte (4,9%).

DOMÉSTICO

Dados do mercado doméstico

Dados do mercado doméstico

Maior mercado doméstico do mundo, os Estados Unidos foram responsáveis por 14,1% da demanda mundial em maio. O país cresceu 4,6% em demanda e 3,9% em oferta, registrando uma taxa de ocupação de 86%. Os americanos vêm cada vez mais próxima a China, responsável por 9,5% do mercado doméstico mundial. O gigante asiático cresceu 7,6% em demanda e 7,1% em oferta, chegando a taxas de ocupação de 83,2% na média do mês.

Já o Brasil viu uma queda na oferta (-4,4%) e um pequeno crescimento de 1,3 p.p na demanda. A taxa de ocupação avançou 4,6 p.p, chegando 81,4%. O mercado doméstico brasileiro representa 1,1% do share global.

Receba nossas newsletters