Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul; Gol e Webjet melhoram desempenho em pontualidade em janeiro

Apesar das chuvas que provocaram fechamentos em alguns dos principais aeroportos brasileiros em janeiro; o total de atrasos das companhias aéreas nacionais e estrangeiras  em janeiro ficou estável com relação ao fim de ano: 17;8%; contra 17;9% registrados em dezembro.

Entre as maiores companhias brasileiras no transporte regular; a Azul; a Gol/Varig e Webjet melhoraram sua pontualidade com relação ao fim de ano. Os dados foram divulgados hoje pela Infraero com base nos resultados apurados nos 67 aeroportos e consideram os voos que partiram com mais de 30 minutos do horário previsto.

Pelo quarto mês consecutivo; a Tam foi a empresa com maior índice de atrasos nos voos domésticos: 23;9% em janeiro; ante 18;8% do mês anterior e mais que o dobro do que os 10;5% registrados em janeiro do ano passado. Por ter o maior número de voos – 25;9 mil das 71;7 mil decolagens no Brasil em janeiro – o crescimento dos atrasos na Tam teve forte impacto no índice nacional.

A Anac prometeu reforçar a fiscalização operacional sobre a companhia para identificar os motivos do crescimento dos atrasos e acompanhar o que a empresa tem feito para solucionar os problemas. A OceanAir; que havia registrado o menor índice em dezembro; com somente 8;7% das partidas atrasadas; subiu para 10;8% em janeiro deste ano. A Azul foi a empresa mais pontual no mês; com somente 6;3% das decolagens atrasadas.

A Gol/Varig; com índice de 13;2%; melhorou seu desempenho tanto em comparação com dezembro quanto em relação a janeiro do ano passado. A Webjet também foi mais pontual nas duas comparações e registrou em janeiro de 2010 atrasos em 14% das partidas. Entre as empresas regulares de menor porte; a Trip/Total encerrou
janeiro com 16;4% de atrasos (melhora significativa ante os 26% de dezembro). Já a Passaredo e a Pantanal mantiveram altos índices de atrasos; respectivamente de 24;5% e 21;9%.

Nos voos internacionais; entre as empresas com mais de 100 decolagens por mês no País; a melhor pontualidade foi da Copa Airlines; com apenas 7% de atrasos; seguida pela American Airlines e Tap (ambas com 16%). As mais atrasadas foram a Tam Mercosur (64%); Aerolíneas Argentinas (46%) e Tam (42%). Com menos de 100 voos partindo do Brasil; os atrasos mais significativos foram da Air Italy (76%); TACV (75%) e a El Al e Livingston (cada uma com 73%).

Por outro lado; a Avianca (com 30 voos em janeiro) e a Korean Air (13 voos) não registraram nenhum atraso; seguida pelos bons desempenhos da Lan Peru (2%) e Air Canada (3%). As empresas que voam para a Europa e América do Norte tiveram mais impacto nos atrasos em razão das nevascas nas duas regiões.

 

Receba nossas newsletters