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Aviação

B787 da American danificado por granizo volta a operar semana que vem

A aeronave retornou a Dallas no dia 3 de agosto, para o início de uma inspeção completa

A aeronave retornou a Dallas no dia 3 de agosto, para o início de uma inspeção completa


Lembra daquele Boeing 787-9 Dreamliner “zero KM” da American Airlines que enfrentou uma tempestade de granizo e teve o nariz danificado, no último dia 28 de julho, em Beijing? Então, a aeronave já está quase pronta para voltar as operações já no fim da semana que vem.

O Aviation Blog do jornal Dallas News teve acesso a um dos hangares da American em Dallas, nos Estados Unidos, onde o 787 passa por reparos. A fuselagem composta, uma das coisas que distingui o Boeing 787 de outros modelos, não sofreu nenhum dano aparente. O cone do nariz, responsável por proteger o radar e outros aparelhos, foi danificado e trocado na China mesmo. Só assim a aeronave pôde deixar o país.

Antes de chegar aos Estados Unidos, os técnicos cobriram pequenos furos na parte inferior da asa com a Speed Tape, uma espécie de fita para o reparo rápido e simples de aeronaves, já que é própria para aguentar pressão e temperatura as quais as operações aéreas enfrentam no dia a dia. De acordo com Kevin Mosblech, gerente de manutenção da linha 787 da American, o trabalho foi muito fácil.

“Depois de inspecionarmos toda a aeronave, basicamente tivemos que mudar o radome (cone do nariz da aeronave), algumas luzes de instrução e navegação e, logo depois, construir uma placa para uma de nossas luzes de pouso que não tinhamos coberto a tempo”, disse Kevin.

Com escala no Japão para ser realizada a troca dos pára-brisas laterais, no último dia 2 de agosto, o B787 Dreamliner da American não teve nenhum painel interior danificado, embora os painéis exteriores tenham rachado. “A integridade da janela foi mantida”, disse o gerente de manutenção.

A aeronave retornou a Dallas no dia 3 de agosto, para o início de uma inspeção completa. Para a American, o dano à aeronave aparentemente ocorreu quando o granizo, que ficou armazenado no cone da aeronave já danificado, escorregou e bateu nos pára-brisas laterais e na borda das asas, ambos feitos de partes compostas de alumínio.

Desde que chegou do Japão, no último dia 3 de agosto, os mecânicos da American Airlines já removeram 44 painéis e enviaram à base de manutenção, reparo e pintura de peças. Algumas delas já retornaram prontas e estão instaladas. Outras peças curvas que formam a borda das asas da aeronave também já foram substituídas.

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