Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

BH Airport é eleito o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil

BH Airport e1660327490569 BH Airport é eleito o primeiro aeroporto neutro em carbono no Brasil

A conquista foi possível depois que o aeroporto, que já havia sido certificado em nível 2 pelo ACA, atendeu a todos os requisitos necessários da certificação no nível 3 (Divulgação)

O BH Airport se tornou o primeiro aeroporto neutro em carbono do Brasil. A conquista foi possível depois que o aeroporto, que já havia sido certificado em nível 2 pelo ACA, atendeu a todos os requisitos necessários da certificação no nível 3 (que trata do engajamento dos parceiros), e obteve a certificação de nível 3+, que atesta que o aeroporto cumpre com todos os requisitos anteriores e ainda faz a compensação das emissões residuais com créditos de carbono de alta qualidade.

“Essa conquista mostra o nosso compromisso efetivo com a sustentabilidade, sobretudo no que tange às ações de descarbonização gradativa, com objetivos e metas claras para alcançar a neutralidade das emissões de carbono. Nas últimas semanas já tínhamos recebido o selo de Aeroporto Verde e tudo isso fomenta a nossa posição de aeroporto mais sustentável do país”, ressalta o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.

O ACA possui seis níveis de certificação e é o único programa global de acreditação e gerenciamento das emissões de carbono em aeroportos. O nível obtido pelo BH Airport envolve a gestão das emissões do aeroporto e sua progressão em direção a uma operação de baixo carbono. Além disso, trata do engajamento dos parceiros e neutralização da pegada residual, por meio da compra de créditos de carbono de alta reputação no mercado.

Para que a neutralidade de carbono fosse uma realidade no aeroporto, Daniel explica que foi preciso adotar procedimentos eficazes de gestão de carbono, assim como desenvolver projetos sustentáveis e que possam mitigar os impactos da operação. Nesse sentido, vale ressaltar a utilização de energia elétrica de fonte 100% renovável, garantida por meio da certificação REC (Renewable Energy Certificate). A iniciativa contribuiu para uma redução de 731 toneladas de carbono equivalente em 2022.

“É uma satisfação conceder a certificação ACA níveis 3 e 3+ ao BH Airport, membro que tem feito um excelente trabalho na gestão de suas emissões”, ressalta o diretor-geral de ACI-LAC, Rafael Echevarne. “É importante destacar também que este é um marco da indústria aeroportuária no Brasil, pois o BH Airport é o primeiro aeroporto no país a não apenas reduzir suas emissões diretas e envolver parceiros no compromisso com a sustentabilidade, mas compensar as emissões restantes”, pontuou.

Receba nossas newsletters