Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Brasil registra recorde nos desembarques domésticos e queda no internacional

.

.

Os desembarques domésticos chegaram a 55;9 milhões no ano passado; contra 48;7 milhões registrados em 2008. O volume é recorde; conforme antecipou o site do MERCADO & EVENTOS; no último dia 4. Já em relação aos desembarques internacionais de 2009; a queda foi de 0;7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. 

Somados os voos regulares e não regulares (fretados); o volume de desembarques internacionais registrou redução de 0;77% contra uma queda de 4%; na média mundial segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). Nos chamados voos regulares; o Brasil teve um crescimento de 0;15% em comparação com o ano anterior; de acordo com a Infraero.

Vale lembrar que a queda dos desembarques nos voos procedentes do exterior só não foi maior devido ao grande número de brasileiros que viajaram ao exterior; uma vez que apenas em dezembro de 2009 houve um incremento de 92;9% nos gastos realizados em compras durante viagens internacionais. Nos três últimos meses o volume de gastos de brasileiros em viagens ao exterior cresceu significativamente; sempre superior a 50% em comparação a 2008.

No total de desembarques internacionais em 2009; o volume registrado pela Infraero foi de 6.483.944 passageiros. Na opinião de Jeanine Pires; presidente da Embratur; o mais importante foi o desempenho nos voos regulares vindos do exterior. “Este aumento dos desembarques internacionais em voos regulares mostra que a acessibilidade aérea para o Brasil tem evoluído de forma consistente; mas em velocidade ainda menor do que o necessário para aumentar a competitividade internacional do turismo brasileiro”; avaliou.

Segundo ela; os desembarques internacionais no Brasil começaram a apontar sinais de recuperação nos últimos meses do ano passado. “Em dezembro; foram registrados 577.283 desembarques internacionais o que representa um crescimento de 3;84% em relação ao mesmo mês de 2008. Mesmo com o cenário difícil da aviação mundial; com muita diminuição de oferta de assentos; o Brasil conseguiu se manter praticamente estável em 2009; melhorando muito a performance a partir de outubro do ano passado e mantendo este desempenho neste início de 2010”; disse.

Jeanine Pires, presidente da Embratur

Receba nossas newsletters