Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Delta aumenta oferta e comemora lucro recorde no trimestre

A Delta Air Lines, terceira maior companhia aérea dos EUA por demanda de passageiros, aproveitou o crescimento da receita no terceiro trimestre – período que é sazonalmente o mais fraco do ano – para reforçar o caixa, melhorar o perfil do endividamento e antecipar renovação de parte da frota.O vice-presidente sênior financeiro, Bill Carrol, disse que excluindo os eventos não recorrentes e levando em conta os itens operacionais e financeiros, que são comparáveis entre os diferentes trimestres de vários anos, a empresa tem um desempenho 37% melhor que o registrado entre julho e setembro de 2013.

O executivo também apontou que a companhia americana buscou obter ganhos de eficiência e, assim, elevar em 18% o lucro operacional ante 2013, que deve fechar dezembro em US$ 4 bilhões. Para este quarto trimestre, a companhia projeta um lucro recorde para o período, com uma margem de rentabilidade entre 10% e 12%.Após teleconferência de resultados com analistas, ele afirmou que o Brasil é um país relevante para esse plano porque a América Latina é, ao lado da Ásia, um dos mercados onde a demanda mais cresce. A Delta aumentou em 16,2% a oferta de capacidade nas rotas para América Latina, incluindo Brasil.

A Delta registrou no terceiro trimestre lucro líquido consolidado de US$ 357 milhões, valor 74% menor que o apurado em igual período de 2013. Mas se excluídos os itens não recorrentes, que consumiram US$ 657 milhões, a última linha do balanço teria sido positiva em US$ 1 bilhão, ou 1,7% acima das projeções de consenso de 18 analistas ouvidos pela Bloomberg.O ganho operacional da Delta entre julho e setembro, de US$ 1,6 bilhão, 37% acima do valor apurado em igual período de 2013. O resultado praticamente dobrou a margem operacional da empresa aérea, para 15%, de 7,7% registrado ao longo de 2013.

Entre julho e setembro, a Delta apresentou aumento de 5,6% na receita por passageiro-quilômetro transportado. Na América latina, onde a companhia opera rotas para o Brasil por meio do acordo de code share com a Gol, a expansão foi de 10,3%.No segmento de cargas, o crescimento da demanda ficou em 7%. Carrol disse que a Delta vem trabalhando para capturar as oportunidades de crescimento da demanda em regiões como Ásia e América Latina. Por isso, disse, a aérea ampliou em 20% a oferta para América Latina este ano, até setembro.

Em termos de custos, a Delta apresentou no terceiro trimestre deste ano aumento de 16%, com despesas de US$ 10,3 bilhões. Esse item foi liderado pelos gastos com combustíveis, que avançaram 29%.A Delta teve despesas não recorrentes com foco na busca por eficiência e por melhora do perfil de alavancagem do balanço. Entre esses gastos estão US$ 397 milhões despendidos como antecipação de retirada da frota do modelos 747 – como parte da reestruturação da frota que atende a região do Pacífico.Desde 2009, a Delta já reduziu o endividamento líquido em US$ 10 bilhões, cortando esses compromissos para US$ 7,4 bilhões. Essa política permitiu à companhia economizar US$ 60 milhões com o serviços da dívida apenas entre julho e setembro, disse Carrol.

Valor Econômico

Receba nossas newsletters