De acordo com comunicado divulgado no último domingo (29), a Delta Air Lines ficará com 20% da Latam Airlines. O processo foi conduzido pela Santander Corretora, que informou um alto índice de sucesso (86%) no negócio e que a Delta pagou US$ 16 dólares por ação, o que significa um investimento total de US$ 1,9 bilhão de dólares, apropriando-se de uma parte importante da empresa aérea latina.
A operação é parte de uma aliança global entre as companhias Delta e Latam, que inclui a criação de uma joint-venture, na qual a Delta aportará US$ 350 milhões para sua criação. As duas companhias aéreas oferecem 25,9% dos assentos da América do Sul aos EUA e 31,9% da América do Sul para a América do Norte.
O contrato permitirá que ambas as empresas cresçam nos dois mercados, a Latam garante que continua a reduzir seus passivos e a Delta obtém acesso privilegiado em alguns dos mercados mais importantes e de mais rápido crescimento da América Latina. Da mesma forma, a companhia americana adquirirá quatro A350 da Latam e assume o compromisso de receber outras dez aeronaves do modelo que estavam encomendadas pela latina.
Com isso, o total do acordo custou para a Delta US$ 4 bilhões. O Grupo Latam no Peru, Colômbia e Equador anunciou a assinatura dos acordos de compartilhamento de código com a Delta, que entrarão em vigor no primeiro trimestre de 2020 e resultam no cancelamento do acordo que a latina tem com a American Airlines.