As últimas semanas não têm sido de boas notícias para a aviação comercial na Europa. Aigle Azur e Thomas Cook anunciaram, recentemente, falência. Adria Airways encerrou suas operações e entrou com pedido de falência. E, após encerrar as suas operações, a XL Airways foi liquidada judicialmente em uma decisão tomada pelo Tribunal Comercial de Bobigny (Seine-Saint-Denis).
A falência acontece após a rejeição da única oferta de recuperação apresentada. Gérard Houa, acionista minoritário da Aigle Azur, que fechou em 27 de setembro, apresentou a única oferta examinada pelo tribunal. Contando com sua empresa Lu Azur, ele propôs “30 milhões de euros” para a recuperação da empresa. Ele planejava manter quase metade dos 570 funcionários.
A empresa já tinha suspendido a venda de bilhetes e declarado insolvência no último dia 19 de setembro. Desde então, buscava um acordo de resgate com investidores, mas não encontrou qualquer parte interessada.
Em 2018, a XL Airways transportou 730 mil passageiros com quatro Airbus A330s e atendia principalmente a América do Norte, incluindo Estados Unidos e Caribe, mas também voava para a China.