Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Na América Latina, tráfego das companhias aéreas dobra em setembro

aeroporto guarulhos eric ribeiro airport passageiro

Com relação apenas ao mercado doméstico brasileiro, o tráfego cresceu 14,9%, enquanto a capacidade subiu 15,8% (Eric Ribeiro/M&E)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou os resultados operacionais da aviação comercial de passageiros referentes ao mês de setembro de 2022, com destaque para o tráfego total que cresceu 57% em relação a setembro de 2021, chegando a 73,8% dos níveis pré-pandemia, de setembro de 2019.

O tráfego doméstico, por sua vez, aumentou 6,9% em relação ao mesmo período do ano passado, a 81% do nível de setembro de 2019, enquanto o tráfego internacional aumentou 122,2% em relação a setembro de 2021 (69,9% dos níveis pré-pandemia). Neste caso, de acordo com a Iata, todos os mercados relataram um forte crescimento, liderado pela Ásia-Pacífico.

BRASIL E AMÉRICA LATINA – Na América Latina, por exemplo, o tráfego das companhias aéreas em setembro aumentou 99,4% em relação ao mesmo mês de 2021. A capacidade subiu 73,7% e a taxa de ocupação aumentou 10,8 pontos percentuais para 83,5%. Com relação apenas ao mercado doméstico brasileiro, o tráfego cresceu 14,9%, enquanto a capacidade subiu 15,8%. Esta equação fez a taxa de ocupação média cair 0,6 p.p, mas ainda em níveis saudáveis de 80,5%.

“Mesmo com as incertezas econômicas e geopolíticas, a demanda por transporte aéreo continua recuperando espaço. A exceção ainda é a China, com sua busca por uma estratégia de Covid zero, mantendo as fronteiras fechadas. Isso contrasta fortemente com o resto da Ásia-Pacífico, que, apesar do desempenho sombrio da China, registrou um aumento de 464,8% no tráfego internacional em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Receba nossas newsletters