Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Neeleman deve vender sua participação na TAP para Lufthansa, AF-KLM ou IAG

David Neeleman participou da apresentação dos resultados da Azul

David Neeleman vai se desfazer das ações da TAP

Parece ter chegado ao fim o “casamento” de David Neeleman (Atlantic Gateway) com o governo português, os dois principais acionistas da TAP Air Portugal. O empresário quer se desfazer de suas ações e cortar definitivamente os laços com a companhia e o governo português. É claro que já há interessados. Lufthansa, Air France-KLM e IAG, administradora de British Airways e Iberia, já estão de olho nos próximos capítulos desta novela portuguesa.

De acordo com um antigo líder da oposição liberal-conservadora do Partído Social Democrático, Luís Marques Mendes, o casamento de Portugal com David Neeleman não deve durar muito tempo. E as negociações do empresário para se desfazer das ações da TAP, inclusive, já começaram, embora nada tenha sido fechado ainda, como informou o Jornal de Negócios.

A Lufthansa é uma das interessadas e pode entrar no processo de aquisição ao lado da United Airlines, sua parceira na Star Alliance. Neeleman, no entanto, também já iniciou conversas com Air France-KLM e International Airlines Group (IAG). Hoje, o Atlantic Gateway controla 45% das ações da TAP, enquanto outros 50% estão nas mãos do governo federal. Os 5% restantes ficam nas mãos dos próprios colaboradores da empresa.

A agência francesa AFP até tentou entrar em contato com Lufthansa e TAP, mas ambas recusaram comentar o assunto. E não é de hoje que Neeleman quer vender suas ações da TAP. A “gota d’água” teria ligação direta com os resultados da TAP, divulgados na última semana. David Neeleman e seu acionista parceiro, Humberto Pedrosa, estariam planejando “se livrar” de suas participações na companhia portuguesa já no começo deste ano.

Receba nossas newsletters