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Aviação

Passageiro terá como escolher aviões com maior espaço entre as poltronas

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Para escolher uma companhia aérea; agora o passageiro poderá avaliar também o espaço útil entre as poltronas do avião. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou o Selo Anac; juntamente com a Etiqueta Anac a ser exibida nos sistemas de vendas de passagens e colada nos aviões das empresas aéreas brasileiras. A etiqueta irá informar a faixa que caracteriza o espaço útil em centímetros entre um assento e outro na aeronave usada em cada voo. Todas as companhias aéreas do Brasil que operam voos regulares com aviões acima de 20 assentos deverão obrigatoriamente utilizar a Etiqueta Anac para oferecer a informação aos passageiros sobre o espaço útil do avião.

Serão cinco faixas para classificar o espaço útil entre as poltronas: A (mais de 73 cm); B (de 71 cm a 73 cm); C (de 69 cm a 71 cm); D (de 67 cm a 69 cm) e E (menos de 67 cm). Cada aeronave classificada na categoria A receberá; além da Etiqueta; o Selo Anac que atesta o melhor espaço útil oferecido no mercado. As companhias aéreas terão prazo até setembro de 2010 para enviar a documentação com a medição de suas aeronaves para a Anac e mais seis meses; no máximo; para adotar a etiqueta informativa no seu sistema de reservas de passagens. Ou seja; dentro de um ano; os passageiros terão essas informações disponíveis de todas as principais companhias brasileiras que fazem voos comerciais.

Para a definição das faixas da etiqueta; a Anac tomou por base a medição realizada em 5;3 mil passageiros; de 15 a 87 anos; nos 20 principais aeroportos brasileiros. Na média; a medida glúteo-joelho dos passageiros no Brasil varia entre 55 cm e 65 cm.

@img2@A iniciativa brasileira é pioneira entre os principais países do mundo. Para demonstrar a sua adequação às exigências do programa; a companhia aérea deverá enviar um relatório de medição do espaço útil entre as poltronas; feito por oficinas de manutenção aeronáutica certificadas pela Anac e de acordo com a metodologia definida pela Agência: distância mínima entre a almofada de apoio para as costas de um assento e do encosto do assento posterior ou de outra estrutura fixa na frente. A medição deve ser feita com as poltronas na posição vertical (como no momento da decolagem) e 75 milímetros acima do assento do banco. A metodologia para a medição do espaço útil foi adotada a partir de sugestões apresentadas no processo de audiência pública do programa; no ano passado.

A etiqueta vai informar sempre o espaço na classe econômica; seja para aeronaves que fazem voos domésticos ou internacionais. Não serão medidas as fileiras de assentos próximas às saídas de emergência e nos afunilamentos da fuselagem; já que nelas o espaço é diferente do restante da aeronave. Sempre que ocorrerem modificações na configuração da aeronave; a empresa aérea deverá realizar uma nova medição para atualização da Etiqueta Anac.

Inspetores da Anac irão fiscalizar o cumprimento das regras do programa e; caso uma companhia aérea utilize o Selo ou a Etiqueta de forma inadequada ou sem autorização; receberá advertência e deverá corrigir a informação em até 30 dias. Caso contrário; será autuada pela Agência.    

        

Etiqueta Anac

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