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Rio Vamos Vencer busca estratégias para alavancar o Turismo do Rio; fotos

Debates marcaram o encontro com opiniões e sugestões de todas as áreas

Políticos, empresários e secretários debateram o desenvolvimento de plano estratégico de turismo para o RJ

A Associação Rio Vamos Vencer realizou ao longo desta quarta-feira (16), no hotel Fairmont, em Copacabana, o encontro “Turismo – Planejamento e Resultados – A Importância do Rio de Janeiro para o Brasil”. Na ocasião, autoridades e empresários do trade debateram as melhores práticas realizadas, por exemplo, em São Paulo e municípios turísticos do interior paulista como orientação para o desenvolvimento de um plano estratégico para alavancar o Turismo do Rio de Janeiro.

Não faltaram alternativas e proposições de interesse para o setor, mas, em comum, todos concordaram com os benefícios alcançados pela cidade do Rio de Janeiro com o Plano de Desenvolvimento do Turismo, conhecido como Plano Maravilha (1997-2000), capitaneado na época pelo então Secretário Especial de Turismo, Gerard Bourgeaiseau.

Entre os números de maior destaque no período, lembrou Bourgeaiseau, o de turistas que desembarcaram no Rio naqueles anos passou de 4 milhões/1997 para 7 milhões/2000. Para alcançar essa performance, o executivo – que acumulava os cargos de secretário de Turismo, presidente da Riotur e presidente do Riocentro – explicou que o plano passava por cinco pontos fundamentais para a retomada do Turismo: desenvolvimento de novos produtos, melhoria de produtos atuais, sistema de informação, marketing turístico e novo profissionalismo.

“De fato, o Rio já teve e fez, muito bem feito, um plano de desenvolvimento do Turismo muito importante. Hoje urge, senão ser retomado nos mesmos moldes, desenvolvermos um plano estratégico para situar o Rio na vanguarda do país quando o assunto é Turismo”, observou o presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde.

“O Plano Maravilha é um exemplo claro de que o planejamento traz resultados e, mais recentemente corroborado pelo excelente trabalho que vem sendo feito na promoção do destino São Paulo”, enfatizou o empresário.

O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, dividiu sua “Experiência à frente do Turismo em São Paulo” com os convidados, assinalando que gestores e promotores de Turismo, antes de qualquer organização e desenvolvimento de plano estratégico, tem que entender o que é Turismo, o que existe de concreto, o que falta empreender e como fazer. “Temos que mudar o discurso para, de fato alavancar o Rio de Janeiro, esta joia da humanidade e que só existe uma”.

O secretário Estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, falou pouco por videoconferência desde a BTL de Lisboa,  sobre “Promoção com resultados rápidos e mensuráveis”. Na oportunidade explanou sobre ações implementadas desde 2020, quando assumiu a pasta, citando, entre outras a campanha “O Rio Continua Lindo. E Perto!”, o encontro de negócios “O Rio é de vocês” e o projeto “Rio+10”, um planejamento estratégico para os próximos 10 anos do Rio, além do projeto ainda a ser lançado de sinalização turística com investimentos de R$ 100 milhões.

Alexandre Monteiro, presidente da concessionaria RIOgaleão, foi breve e defendeu a realização, o mais breve possível, da nova concessão envolvendo, juntos, os aeroportos do Galeão e Santos Dumont, ou seja, que os terminais sejam administrados por uma única empresa. Com isso, o principal aeroporto do Brasil será preservado e a tendência de desenvolvimento e crescimento assegurada para o bem do município e país . “O Galeão é de tamanha importância para o Rio de Janeiro que não pode mais continuar nesse impasse”, disse.

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