Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam reduz operações domésticas em 10%

.

.


A companhia aérea Tam vai reduzir suas operações domésticas em até 10%, e poderá cortar até 2% de seu quadro de funcionários. O anúncio foi feito pela empresa nesta segunda-feira (20/07), justificando que a medida está sendo tomada “diante de um cenário econômico desafiador no país provocado pelo aumento da inflação e pela alta do Dólar em relação ao Real, resultando numa desaceleração do setor aéreo”.

De acordo com a empresa, o corte nas operações será gradual, e reduzirá entre 8% e 10% das operações no Brasil. Com isso, a oferta da Tam no mercado doméstico deve cair ente 2% e 4%. Segundo nota enviada à imprensa, no entanto, a Tam não deixará de operar em nenhum dos destinos atuais. A empresa diz que os cortes de funcionários não atingirão a tripulação, “dado os planos de crescimento de médio prazo”, e promete apoiar os demitidos com recolocação profissional.

“A TAM está tomando esta medida para enfrentar um contexto econômico difícil no Brasil, por isso se faz necessário buscar ajustes de malha sem prejudicar a conectividade dos nossos passageiros e fortalecendo ainda mais a nossa competitividade no País”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM S.A.

A Abear, associação de empresas do setor aéreo, afirmou em abril que as companhias devem faturar menos em 2015 caso a atual tendência de queda nas tarifas continue. De acordo com a entidade, a atividade econômica lenta fez com que a demanda corporativa (compras feitas por empresas ou a negócios) caísse “brutalmente” da proporção normal de 70% para 50% no momento, ficando ainda menor em alguns voos.

No primeiro trimestre deste ano, a Latam – companhia consolidada que inclui a Tam e a Lan – registrou um prejuízo líquido de US$ 40 milhões.

Samantha Chuva, com informações do G1

Receba nossas newsletters