Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Tam tem participação superior a 42% no mercado doméstico em abril

A Tam atingiu participação de 42;1% nos voos domésticos durante o mês de abril e manteve a liderança do mercado brasileiro de aviação civil; de acordo com os dados divulgados hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia também manteve a liderança no segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras; com market share de 85;4% em abril. No acumulado de janeiro a abril; a participação da companhia foi de 42;3% no mercado doméstico e de 83;4% nas operações para o exterior.
 
A taxa de ocupação da empresa nos voos domésticos alcançou 62;7% em abril e 67;8% no acumulado dos primeiros quatro meses do ano; com diminuição de  1;3 ponto percentual e aumento de 3;6 pontos percentuais; respectivamente; na comparação com os mesmos períodos de 2009. O load factor  dos voos internacionais evoluiu positivamente pelo sétimo mês consecutivo na comparação com idêntico período do ano anterior e atingiu 74;4% em abril; com aumento de 1;7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2009. No quadrimestre; a taxa de ocupação foi de 76;2% e superou em 4;2 pontos percentuais a marca do mesmo período do ano passado.
 
A companhia obteve crescimento de 5;7% na demanda do mercado doméstico em abril; medida em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados); em relação ao mesmo mês de 2009; enquanto a oferta de assentos aumentou 8%. No quadrimestre; o aumento da demanda foi de 13;1%; enquanto a oferta cresceu 7;1%; em relação ao mesmo período de 2009. Nos vôos internacionais houve uma redução de 1;2% na demanda em RPKs e de 3;5% na oferta de assentos da companhia em abril; na comparação com o mesmo mês de 2009. No acumulado dos quatro primeiros meses; o aumento da demanda no mercado internacional foi de 6;7%; com 6;3 bilhões de RPKs; enquanto a oferta apresentou crescimento de 0;8%.
Receba nossas newsletters