Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

Tráfego aéreo global deve atingir metade do que era em 2019, diz ACI

Dados do Relatório Global de Tráfego Aeroportuário 2021 do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) revelam que a pandemia reduziu o número de passageiros nos aeroportos do mundo em mais de 5,6 bilhões em 2020, e a previsão é de que haja uma redução de 4,6 bilhões de passageiros adicionais até o final de 2021, em comparação com os volumes de 2019.

airport aeroporto charles gao unsplash

Pandemia reduziu o número de passageiros nos aeroportos do mundo em mais de 5,6 bilhões em 2020

O tráfego global de passageiros em 2021 deve atingir apenas metade do que era em 2019, totalizando apenas 4,6 bilhões dos 9,2 bilhões de passageiros atendidos há dois anos. Além disso, os aeroportos mundiais também viram uma redução acentuada nos movimentos globais de aeronaves em 2020, com diminuição de 39,5%, chegando a apenas 62 milhões.

“O impacto da Covid-19 mudou completamente o cenário do setor aeroportuário, conforme visto nos rankings dos aeroportos mais movimentados em termos de tráfego de passageiros e de cargas”, disse o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira

Tráfego global de passageiros

Em virtude das restrições de viagens relacionadas à Covid-19 em todo o mundo, o tráfego doméstico de passageiros continua sua tendência de 2020 a 2021 de recuperação mais rápida do que o mercado internacional, especialmente na China e nos EUA, sendo este último o maior mercado doméstico do mundo. Globalmente, o tráfego doméstico continuará crescendo em 2021, atingindo mais de 3,1 bilhões de passageiros até o final do ano, nível que corresponde a 58,5% do alcançado em 2019.

Aeroportos

Os EUA agora abrigam apenas três dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo e os aeroportos chineses preencheram as outras sete posições principais em 2020. O tráfego em Atlanta (ATL) – que vinha sendo o líder mundial em tráfego de passageiros desde 2000 – caiu 61,2 % em 2020, levando o aeroporto a ceder a primeira posição para Guangzhou (CAN) como o mais movimentado do mundo em volume de passageiros. Dallas / Fort
Worth (DFW), que tinha sido o décimo aeroporto mais movimentado do mundo em 2019, passou para o quarto lugar entre os aeroportos mais movimentados em 2020.

Antes da pandemia, quatro dos dez aeroportos mais movimentados da região Ásia-Pacífico eram chineses. Como resultado da pandemia da Covid-19 e, em seguida, da rápida recuperação de seu mercado doméstico de passageiros, sete aeroportos na China agora estão entre os top 10, seis deles, novos na lista. Muitos hubs internacionais da Ásia-Pacífico sofreram grandes perdas devido à sua dependência do tráfego internacional de passageiros e não chegaram aos dez primeiros em 2020, como Pequim (PEK), o aeroporto mais movimentado em 2019, e Tóquio (HND), o segundo mais movimentado no mesmo ano.

Receba nossas newsletters