O voo da Lufthansa entre a capital da Baviera, Munique, e o Rio de Janeiro chegou ao seu primeiro ano de operações. E, para celebrar a parceria, o RIOgaleão organizou na manhã desta sexta-feira (10), no Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, um media brunch para representantes da Lufthansa Group e Munich Airport, além de convidados do trade carioca e fluminense.
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A rota Rio-Munique foi inaugurada no Aeroporto Internacional Tom Jobim no dia 27 de março de 2022 e já ocupa o 4º lugar no ranking de sete destinos europeus operados no aeroporto. Até o momento, foram 124 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram no RIOgaleão para Munique, com uma ocupação média de 90%.
Por sua vez, o hub da Lufthansa em Munique, considerado entre os cinco melhores aeroportos de conexão do mundo, atualmente registra um volume de passageiros que chega do Rio fazendo suas conexões no Terminal 2 da Lufthansa superior a 80%. Neste verão, os voos da Lufthansa conectam Munique a 145 destinos em todo o mundo, sendo o Rio de Janeiro o único da América do Sul.
Apesar das comemorações desta manhã, Stefan Kreuzpaintner, CEO da Lufthansa, anunciou que a partir de abril, estendendo-se até dezembro deste ano, o atual número de cinco frequências semanais entre Munique e Rio de Janeiro serão reduzidas para três. “Lamentavelmente temos que reduzir as frequências por falta de aeronaves e pessoal de tripulação. E que fique bem claro que esta redução nada em relação a demanda, uma vez que, inclusive, a empresa já pensa em aumentar o volume de frequências assim que retornemos desse período incomum de falta de equipamentos”, explicou.
Stefan Kreuzpaintner disse que a Lufthansa está muito contente com a demanda desta rota, a ocupação dos voos está muito alta. “O mercado segue muito importante para Lufthansa, economicamente e também do ponto de vista turístico. Brasil é o 4º país mais importante com Alemanha e com o turismo beneficiamos os brasileiros que viajam a turismo para a Europa e o inverso para alemães e europeus que chegam ao Rio de Janeiro”.
Durante o media brunch, o CEO também adiantou que a companhia aérea tem planos concretos de retomar a rota Munique-São Paulo. “No passado já operamos essa linha e neste momento a Lufthansa está pensando, planejando retomar esses voos, ainda que sem data definitiva, uma vez que, por circunstâncias de mercado, necessitamos mais aeronaves e tripulação”.
Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique, o segundo maior hub do Grupo Lufthansa também comemorou o sucesso do voo Munique-Rio: “Estou muito satisfeito com a conexão bem-sucedida entre nossos dois ímãs de turismo, Rio e Munique. Em nosso Premium Hub, criamos um lugar que recebe nossos passageiros com a hospitalidade bávara e serve porta de entrada Munique e o mundo”.
Ele explicou que depois de completar o primeiro ano de operação entre os aeroportos esta já é uma história de êxito. “E estamos trabalhando para que isto avance no futuro porque a operação requereu muito investimento, muita preparação e vimos, registramos que teve resultados muito positivos”, assinalou,
Lammers observou um balanço muito saudável entre os perfis de passageiros que viajam entre Munique e Rio. “De um lado há uma demanda muito interessante de corporativo, empresários alemães, mas também europeus deste segmento, e, por outro, muitos, muitos turistas aqui no Rio de Janeiro porque o Brasil é um destino muito bonito, maravilhoso”.
O CEO do RIOgaleão, Alexandre Monteiro, destacou o momento de comemoração pelo sucesso da rota Rio-Munique em seu primeiro ano de operação como um prêmio “de todos, para todos e também pelo trabalho que permitiu a retomada do setor aérea no pós-pandemia. “Motivos não faltam para comemorar, ainda que não estejamos na melhor situação que o Rio de Janeiro merece, mas vale, e muito festejar esse aumento de conectividade com a rota Rio-Munique”, festejou.
Monteiro explicou que o trabalho segue diariamente, não apenas com a Lufthansa, mas com todas as aéreas para que cada vez mais prestigiem o RIOgaleão, a principal porta de entrada de estrangeiros no Brasil.
Para o CEO, o sucesso do voo entre o Rio de Janeiro e Munique é muito significativo, inclusive pela diferença de perfis dos viajantes que utilizam a rota. “Munique é um destino mais corporativo, business, embora também se destaque como destino de viagens de turismo, enquanto o Rio de Janeiro, uma cidade alegre por natureza e de atrativos que atraem alemães e europeus, além de oferecer também sua experiência de bem receber assistir todo visitante corporativo”, completou.
ALLEGRIS – A nova experiência de viagem para rotas de longo curso “Lufthansa Allegris” vai transformar todas as classes de viagem, desde a Económica, à Económica Premium, Executiva e Primeira Classe, que passarão a receber uma nova variedade de assentos. O Boeing 789 – alocado no Aeroporto de Frankfurt – será introduzido antes do final de 2023, enquanto o Airbus A350-900 – a partir do Aeropoto de Munique – também será o primeiro a introduzir a nova Primeira Classe em 2024.
O Grupo Lufthansa está investindo 2,5 bilhões de euros em melhorias de produtos e serviços até 2025:
- Escolha: Os passageiros podem escolher entre diferentes tipos de assentos dentro das quatro classes de viagem
- Individualidade: os passageiros criam sua própria experiência de viagem individual de acordo com suas próprias necessidades pessoais com opções de assentos, refeições e outros elementos da viagem.
“Lufthansa Allegris” no Airbus A350 – Primeira Classe: 3 suítes, até 4 assentos Classe Executiva: 38 assentos, incluindo 8 suites Classe Econômica Premium: 24 assentos Classe Econômica: 201 assentos, incluindo 22 assentos com mais espaço para as pernas Total: 267
“Lufthansa Allegris” no um Boeing 787 – Classe Executiva: 28 assentos, incluindo 4 suítes Classe Econômica Premium: 28 assentos Classe Econômica: 231 assentos, incluindo 34 assentos com mais espaço para as pernas. Total: 287
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