Nove associações da indústria de cruzeiros marítimos anunciaram hoje (17/12) a adesão à Cruise Lines International Association (Clia), uma organização internacional do setor que tem por objetivo atender aos interesses da indústria global de cruzeiros. As associações que integram a nova entidade são: Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), Cruise Lines International Association (Clia), European Cruise Council (ECC), Asia Cruise Association (ACA), Passenger Shipping Association (PSA/ACE), AFCC da França, Northwestand Canada Cruise Association (NWCCA), Alaska Cruise Association (ACA), e International Cruise Council Australasia (ICCA). Os membros da Associação concordaram em utilizar o nome Cruise Lines International Association (Clia), acompanhado da designação geográfica apropriada.
Apesa de a Clia já existir e representar apenas o mercado norte-americano, a nova associação foi criada para proporcionar maiores benefícios e uma representação global unificada para as empresas de cruzeiros, agentes de viagens e parceiros de negócios, os quais contribuem para uma indústria que gera um impacto econômico de cerca de US$ 100 bilhões e mais de 753 mil postos de trabalho em todo o mundo. Para as empresas de cruzeiros, a nova associação oferece um recurso único e global sobre questões técnicas e regulatórias, comunicação unificada e até a coordenação de eventos, sendo todos esses requisitos importantes para um melhor aproveitamento dos investimentos destas empresas. Para os agentes de viagens, a nova associação oferece programas mais robustos de parceria e de networking em uma escala mais ampla. Já para os parceiros executivos, a associação oferece maiores oportunidades de desenvolvimento, tanto para clientes quanto para parceiros de negócios.
A nova Clia será regida por um Comitê Executivo Global, atualmente presidido por Howard Frank, vice chairman, diretor de operações e membro do Comitê Executivo da Carnival Corporation. Christine Duffy, presidente e CEO da Clia assumirá como presidente e CEO da nova associação, liderando uma equipe com responsabilidades técnicas para assuntos internacionais, pesquisas, comunicação, relações corporativas e assuntos públicos. “Somos agora verdadeiramente uma indústria com uma só voz”, disse Howard Frank. “Dado o enorme crescimento e a contínua globalização da indústria de cruzeiros, esta evolução aborda a necessidade de falar e agir globalmente com uma voz unificada, reconhecendo a importância das relações locais. A nova associação vai desempenhar um papel vital na formação proativa de ambientes políticos e regulatórios em nível global e promover cruzeiros marítimos com diferentes segmentos através de uma coordenação mais eficaz de comunicação e engajamento das partes interessadas.”
“Há benefícios imediatos e de longo prazo na nova associação, que são extensos e abrangentes”, disse Christine Duffy. “Ela nos permitirá aproveitar melhor os investimentos de nossos membros e parceiros na adesão à associação, enquanto reforça a liderança da indústria a nível mundial sobre questões como segurança, meio ambiente, sustentabilidade e saúde. Também permitirá consolidar as pesquisas do segmento e alavancar eventos promocionais e comunicação de marketing para facilitar o maior interesse dos consumidores na realização de cruzeiros.”
Para Ricardo Amaral, presidente da Abremar, os recursos mundiais devem potencializar e melhorar a atuação do setor no País. “Acredito que a união global faz todo sentido e a Abremar deve se beneficiar muito da experiência e do relacionamento internacional da Clia, trazendo o Brasil para uma posição ainda melhor no cenário dos cruzeiros marítimos. Essa proximidade vai facilitar o entendimento das empresas que operam na América do Sul, literalmente traduzindo os elementos complexos, que são únicos dessa região do mundo, de forma mais ágil e formal”.
A nova organização global irá representar a indústria de cruzeiros na Organização Marítima Internacional, com sede em Londres, e na Organização Internacional do Trabalho, em Genebra, entre outras organizações internacionais marítimas e de transporte em todo o mundo. Eles vão se concentrar na estratégia global, nas questões internacionais da indústria e na comunicação estratégica. Assuntos locais e regionais continuarão sendo geridos pelas associações regionais nacionais na América do Norte, América Latina, Europa e Australásia. Os funcionários da nova associação serão alocados em todo o mundo. Escritórios regionais e nacionais, juntamente com a nomeação de pessoal, serão discutidos nas próximas reuniões.