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Cruzeiros

MSC Euribia supera o desempenho previsto e economiza 43 toneladas de combustível

MSC Euribia MSC Euribia supera o desempenho previsto e economiza 43 toneladas de combustível

Durante o cruzeiro de quatro dias, o navio teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital (Divulgação)

A primeira viagem do mundo com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE), realizada pelo MSC Euribia, movido a GNL da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, provou que os cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje, muito antes da meta de 2050 planejada para a indústria. O MSC Euribia alcançou este marco ao utilizar bio-GNL por meio do sistema de balanço de massa.

Após a viagem inaugural do MSC Euribia, de Saint Nazaire, na França, para Copenhague, na Dinamarca, entre 3 e 8 de junho, a MSC Cruzeiros compartilhou os principais dados e percepções coletadas na viagem. Durante o cruzeiro de quatro dias, o navio teve um desempenho 11% melhor do que o seu gêmeo digital – um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização de energia ideais a bordo – alcançando uma economia global de 43 toneladas de combustível.

Perfis de velocidade, rotas, trim e configuração de motor, além da otimização rigorosa do consumo de energia relacionada às atividades de hospitalidade, incluindo HVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia não precisasse usar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem. Além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do navio.

“Estamos extremamente orgulhosos desta conquista, que prova que cruzeiros com zero emissões líquidas são possíveis hoje. Nossos engenheiros a bordo e nossa tripulação, liderada pelo Capitão Battinelli, fizeram um trabalho fantástico otimizando a operação do navio. O MSC Euribia possui realmente o design de navio de cruzeiro mais eficiente em termos energéticos até o momento, mas precisamos de uma maior disponibilidade de combustíveis renováveis para que a indústria marítima em geral repita este feito de forma consistente. Com o apoio dos governos e das instituições internacionais para incentivar a aceleração dos avanços tecnológicos e a disponibilidade de combustíveis renováveis, a indústria pode alcançar zero emissões líquidas até 2050”, disse Michele Francioni, vice-presidente sênior de Otimização da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC.

A recente assinatura de uma Carta de Intenções (“LOI”) entre a MSC Cruzeiros e a Gasum, fornecedora de combustível, proporcionará à companhia o acesso ao gás sintético liquefeito, também conhecido como e-GNL, um combustível renovável produzido a partir de hidrogênio, criado por hidrólise, com energia renovável e carbono capturado.

“A parceria nos permitirá acessar novos combustíveis e mais limpos, necessários para dar um passo significativo em direção a cruzeiros com zero emissões líquidas. Precisamos de mais fornecedores como a Gasum para avançar e apoiar a nossa indústria. Estamos prontos e esperando para comprar mais desses novos combustíveis. Nesse meio tempo, continuaremos aprendendo com os dados da viagem de zero emissões líquidas de GEE do MSC Euribia e utilizando estas descobertas como referência para a entrega do nosso próximo navio movido a GNL”, disse Linden Coppell, VP de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.

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