Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros

MSC recebe Seaside e encomenda dois novos navios

MSC Seaside

MSC Seaside

A MSC Cruzeiro recebeu oficialmente, nesta quinta-feira (29), o seu novo navio MSC Seaside, construído no estaleiro Fincantieri, em Monfalcone, na Itália. A cerimônia contou com a presença de Sergio Mattarella, presidente da República Italiana, Graziano Delrio, ministro italiano de Infraestrutura e dos Transportes, bem como outras autoridades. A inauguração do navio acontecerá no próximo mês, em Miami, nos Estados Unidos, de onde parte para uma temporada no Caribe.

O evento também marcou a assinatura de contrato entre a armadora e o estaleiro para a construção de mais dois navios da série Seaside EVO, uma evolução do protótipo do Seaside. O novo contrato representa um investimento total de 1,8 bilhão de euros.

“O início das operações do MSC Seaside representa um importante marco na história e no futuro da nossa empresa, e também incorpora um momento crucial para a indústria. Ele é o primeiro navio do quinto protótipo que colocamos em operação e introduz um produto totalmente inovador, estabelecendo um novo padrão no setor. A geração Seaside foi projetada para aproximar os hóspedes do mar e operar em águas ensolaradas, além de ultrapassar os limites da tecnologia marítima com foco nos viajantes”, comenta Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros.

Com o novo acordo entre a MSC Cruzeiros e o Fincantieri, o espaço inicialmente reservado para o terceiro navio da geração Seaside, com entrega prevista para 2021, foi substituído pela construção do primeiro dos dois navios Seaside EVO. O segundo om entre prevista para 2023.

Já o Seaview, segundo navio da série Seaside, será inaugurado em junho de 2018 na Itália e fará sua temporada de estréia no Mediterrâneo. Na sequência, seguirá para a temporada de cruzeiros no Brasil, como já confirmado pela armadora.

MSC Seaside is entering its final phase of construction 4 months before its christening in Miami on December 21st, 2017

Fase final de construção do MSC Seaside

“Estamos orgulhosos de ter realizado um projeto tão importante: um navio, para um novo cliente, o maior já construído na Itália. Isto demonstra não só a nossa capacidade de atender às necessidades dos armadores, mas também o extraordinário nível operacional que o Fincantieri atingiu. Destaco também que o “Seaview”, navio-gêmeo do “Seaside”, será entregue em apenas seis meses, neste mesmo estaleiro”, afirmou Giuseppe Bono, CEO do Fincantieri. “Acreditamos ter construído um navio altamente inovador com a MSC. Ele representa um novo salto de qualidade tecnológica. Esse marco nos permitiu ganhar a fidelidade do cliente com a encomenda de dois novos transatlânticos, o que, novamente, será uma evolução real”, acrescentou Bono.

O Seaside se junta ao Meraviglia, inaugurado em junho, como marco do início da nova fase de expansão da MSC. Com os novos navios, o atual plano de expansão da empresa, sem precedentes na indústria, passará a incluir 12 novas embarcações a serem construídas até 2026, representando um investimento global de 10,5 bilhões de euros.

Seaside e Seaside EVO
O MSC Seaside, primeiro navio da geração Seaside, é um protótipo completamente novo que estabelece novos e inovadores limites na construção e no design de navios. Com 153.516 toneladas e capacidade para 5.119 hóspedes, é o segundo transatlântico recém-construído a integrar a nova geração da frota MSC Cruzeiros e o primeiro a ser entregue pelo Fincantieri. Ele realizará itinerários partindo de Miami e fará seu primeiro cruzeiro pelo Caribe, visitando diversos destinos pelo leste e oeste da região.

Já o EVO conta com ainda mais espaço e maior tamanho, além de mais cabines, um Yacht Club ampliado – com um deck adicional e suítes mais amplas – e hospedarão até 5.646 hóspedes.

Assim como a geração Seaside, eles serão equipados com a mais recente e avançada tecnologia ambiental, incluindo um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR); um avançado sistema tecnológico para controle de emissões ativas, que reduz significativamente o óxido de nitrogênio (NOx) transformando-o em nitrogênio inofensivo (N2) e água; tecnologia de limpeza de gases de escape (EGC), para atender aos regulamentos de exaustão mais rigorosos nas áreas portuárias e operacionais; os mais avançados sistemas de gestão e reciclagem de resíduos; sistemas inovadores de tratamento de água, os quais vão além das normas regulatórias e atendem aos mais altos padrões da indústria; e um sistema avançado de recuperação de energia e calor.

Principais características do MSC Seaside

  • Comprimento/largura/altura: 323,3m/41m/72m
  • Tonelagem: 153.516
  • Hóspedes: 5.119
  • Tripulação: 1.413
  • Velocidade máxima: 21,3 nós
  • Navio da frota MSC Cruzeiros
  • 14º navio a integrar a frota da MSC Cruzeiros desde 2003
  • Primeiro navio da geração Seaside
  • Irmão-gêmeo: MSC Seaview
  • Data de entrega: 29 de novembro de 2017
  • Cerimônia de inauguração: Miami, Florida, 21 de Dezembro de 2017
  • Área de operação: Caribe
  • Horas de trabalho para a construção do navio: 10 milhões
  • Número de colaboradores do Fincantieri envolvidos no projeto: 4 mil

Principais características do Seaside EVO

  • Comprimento/largura: 339m/41m
  • Tonelagem: 169.380
  • LSA: 7.280
  • Entrega: 2021, 2023

 

Receba nossas newsletters