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Destinos

Aécio Neves apresenta balanço de ações no turismo

O governador Aécio Neves coordenou; esta semana; no auditório Juscelino Kubitschek; na Cidade Administrativa; a X Reunião Gerencial do Governo de Minas; com a apresentação do balanço dos programas e ações do período entre 2003 e 2009 e as metas para 2010.

Na avaliação do governador; o avanço nos indicadores sociais foram os resultados de destaque das ações planejadas e organizadas pelo Governo de Minas nestes últimos sete anos.  Participaram da reunião o vice-governador Antonio Anastasia; secretários de Estado; subsecretários; secretários-adjuntos e presidentes de entidades e órgãos. O governador apresentou as principais ações e resultados de cada uma das 11 áreas que abrangem os 57 Programas Estruturadores; eleitos pelo Governo de Minas como prioridade. Veja os resultados relativos ao turismo:

Destinos Turísticos Estratégicos

O Projeto Estruturador Destinos Turísticos Estratégicos é a principal estratégia do Governo de Minas para o desenvolvimento das regiões mineiras; através da atividade turística.  A secretária de Estado de Turismo de Minas Gerais; Érica Drumond; que participou do encontro; lembrou que desde 2003; o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 90 milhões visando o fortalecimento do turismo em Minas. “Todas as ações do turismo mineiro têm foco no Projeto Estruturador “Destinos Turísticos Estratégicos” – que; com metas desafiadoras; visa transformar o Estado no melhor e mais visitado destino turístico do Brasil”; ressalta.
Merece destaque no programa a estruturação da Estrada Real; o fortalecimento do turismo de negócios no Estado; a instalação do Espaço Minas Gerais em São Paulo; além de ações de promoção nos mercados nacionais e internacionais.
 
Minas um bom negócio
 
Entre os programas especiais do Projeto Estruturador está o “Minas – Um Bom Negócio”. Por meio deste programa foi assinado em 2008 um convênio entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Governo do Estado para financiar conjunto de ações com o objetivo de aumentar a competitividade de Belo Horizonte como destino para o turismo de negócios e eventos; no país. Com aporte de recursos de US$ 5;6 milhões; o programa já apresenta resultados como a formatação de metodologia de trabalho voltada para a articulação de toda cadeia produtiva do turismo na capital mineira; visando à construção de uma agenda compartilhada para captação de grandes eventos para Belo Horizonte.  Também; foi implantado; em setembro de 2009; o Espaço Minas Gerais em São Paulo – um centro avançado de negócios; cultura e turismo de Minas no maior mercado latino –americano.
 
Promoção do turismo mineiro
 
Dentro das estratégicas de apoio à comercialização do produto turístico mineiro; Minas Gerais participa dos mais importantes e significativos eventos nacionais e internacionais; com a participação conjunta de operadoras receptivas de turismo mineiro. Os principais atrativos turísticos do Estado estão sendo apresentados; dentro e fora do Brasil; em workshops; roadshows; capacitações sobre o destino aos agentes de viagens; ações promocionais para o público final; além de mostras gastronômicas. Minas também tem fortalecido suas ações de promoção por meio de presstrips e fampress – viagens de familiarização e reconhecimento para jornalistas e operadores; respectivamente. Para o mercado internacional são destinos prioritários: Portugal; Espanha; França; Alemanha; Itália e Estados Unidos. Para a política de promoção e incentivo à comercialização; somente nos três últimos anos; o Governo de Minas já investiu cerca de R$ 11;5 milhões. 
 
Estrada Real

Ao longo da rota Estrada Real ações estão sendo realizadas nas áreas de estruturação; promoção e apoio à comercialização; além da capacitação de mão de obra e nas áreas empresarial e de segurança.  Também; visando diversificar a oferta; a Setur es

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