Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Argentina quer fim de vistos para atrair 1 milhão de chineses por ano

Ministro Alberto Alves (Brasil), ministro Gustavo Santos (Argentina) e presidente Vinicius Lummertz (Embratur)

Ministro interino Alberto Alves (Brasil), ministro Gustavo Santos (Argentina) e presidente Vinicius Lummertz (Embratur)

A balança comercial entre China e Argentina é hoje deficitária para os hermanos. Mudar isso é uma das missões do presidente argentino, Mauricio Macri, durante a reunião de cúpula do G20, que acontece em Hangzhou. Ele discutiu com o mandatário chinês, Xi Jinping, uma fórmula para atrair 1 milhão de turistas chineses por ano. Eles se reuniram por cerca de 30 minutos na manhã deste sábado. As informações são do jornal La Nación.

A solução é a facilitação dos vistos para os chineses. O programa, que já foi lançado, estipula que qualquer cidadão chinês que tenha visto de entrada para os Estados Unidos ou para a Europa possam entrar no país.

O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, já externou o desejo que o Brasil tome iniciativa semelhante para que os chineses que vierem à América do Sul visitem os dois países. A China é hoje um dos maiores emissores de turistas para o mundo todo e eles também são os que mais gastam. Em 2014, cerca de 107 milhões de chineses viajaram pelo mundo e gastaram R$ 165 bilhões.

Brasil – O presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, já deu início às conversas para que o Brasil siga o mesmo caminho. No final de agosto, ele recebeu, em Brasília, o embaixador Li Jinzhang para tratar o assunto. “Pode ser uma isenção específica para viajantes a negócios, para grupos de turistas ou mesmo como é feito na Argentina, onde se cobra uma taxa para os chineses que já tem visto de entrada na União Europeia ou Estados Unidos. O importante é sinalizar que temos boa vontade para atrair os viajantes chineses”, afirmou.

Receba nossas newsletters