Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Bahia investe em turismo étnico

Em entrevista ao MERCADO&EVENTOS; a presidente da Bahiatursa; Emília Silva; afirmou que a Bahia deve investir em turismo étnico este ano. “O estado é o único lugar do mundo em que os negros mantiveram a cultura africana. Em 2010 faremos dois eventos sobre o turismo étnico”; disse ela. O primeiro deles será um encontro estadual em maio e o segundo uma reunião internacional em agosto.

“No encontro internacional um feira com produtos baianos que mostrem a união da cultura africana com a da Bahia. Vamos mostrar tecidos; a culinária; artesanato; música; dentre outras manifestações”; afirmou Emília. Segundo a presidente; o obejtivo é inserir os eventos de turismo étnico no calendário anual.

Uma das manifestações étnicas mais importantes da cidade é a Fundação da Boa Morte; um grupo de mulheres negras que preservam a cultura africana. O dia conhecido como o da Boa Morte é 15 de agosto. Essa é umas das razões para a data do encontro internacional ser no mesmo mês.

Outra ação da Bahiatursa é a parceria com algumas agência de receptivo baianas para que os turistas possam conhecer os terreiros baianos. “É preciso preparar as pessoas para entrar nesses locais; pois são religiosos e é necessário um comportamento adequado. Muitas que visitam a Bahia gostam de conhecê-los; por isso; faremos esforços para que as visitas aconteçam respeitando cada religião”; afirmou Emília.

A gastronomia baiana também deve ser divulgada pelo exterior em 2010. “Temos um a culinária rica; com iguarias que só na Bahia há. Ano passado já fizemos em alguns países eventos culinários. Temos agendado mais alguns do mesmo tipo para Lisboa; Paris e Miami. É muito interessante; fazemos parcerias com algum hotel em que o encontro é feito; convidamos operadores e agentes e ao divulgarmos a comida típica; falamos também dos atrativos baiano no geral”; contou ela.

Receba nossas newsletters