Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

BH reativa Conselho de Turismo para investir em gestão público-privada

.

.

O novo Conselho Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Comtur-BH); formado por 23 membros e respectivos suplentes; representantes do poder público e da iniciativa privada; foi empossado ontem; dia 1º de fevereiro; pelo prefeito Marcio Lacerda.

A solenidade foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença de várias autoridades; entre elas o presidente da Belotur; Júlio Pires; Jussara Rocha; representando a Secretaria de Estado de Turismo; gestores do Instituto Marca Brasil e de empresários e representantes das principais atividades relativas ao mercado do turismo e serviços essenciais na cidade.

Para o prefeito Marcio Lacerda; a reativação do novo Conselho Municipal de Turismo vai agilizar o processo de melhoria da qualidade da cidade para a atração turística. “Tendo o conselho; aprovado por lei; teremos uma forma mais organizada de encaminhar as sugestões e a participação da sociedade”; salientou.

Implantado no Programa BH Metas e Resultados; o novo Conselho Municipal de Turismo tem como objetivo discutir as políticas de turismo; por meio de Câmaras Temáticas; para estimular o desenvolvimento turístico em Belo Horizonte e na Região Metropolitana.

Segundo o presidente da Belotur; Júlio Pires; um dos elementos fundamentais para que o turismo possa se desenvolver na capital é a melhoria das condições do turismo. “Com a reativação do conselho estamos consolidando a governança nacional; regional e local para coordenar as ações do setor. Quanto maior a participação do setor privado no esquema de governança; mais eficiente o turismo pode funcionar. Estamos no caminho certo”; ressaltou.

Ao final da solenidade; os membros participam da 1ª Oficina de Sensibilização dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional 2010; realizado na Sala Multiuso da Prefeitura. A oficina tem como finalidade capacitar os atores locais para a gestão do turismo; ampliando os conhecimentos postos sobre planejamento estratégico e fortalecendo a governança dos destinos e a relação desses destinos com as respectivas regiões turísticas.

O Conselho Municipal de Turismo é um órgão que congrega diversas entidades da iniciativa pública e privada com o objetivo de discutir as políticas de turismo. Por meio de Câmaras Temáticas; os participantes serão responsáveis por deliberar; avaliar; opinar e propor políticas públicas que visem a estimular o desenvolvimento turístico na cidade e região metropolitana. Com a reativação do Comtur-BH; espera-se o fortalecimento da participação dos profissionais do setor e da sociedade civil para tornar Belo Horizonte mais competitiva na área de turismo.

Júlio Pires

Receba nossas newsletters