Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Parques e Atrações

Bondinho do Pão de Açúcar comemora 106 anos

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro ​

O Bondinho do Pão de Açúcar é um teleférico localizado no bairro da Urca, no município do Rio de Janeiro ​

Um dos pontos turísticos mais famosos e visitados do planeta, o Bondinho Pão de Açúcar completa 106 anos neste mês. Mais de 47 milhões de pessoas já passaram pelo cartão postal, que foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do Mundo. O ponto turístico acaba de renovar o Selo Verde da ABNT e se mantém como única atração turística da América Latina que possui o Rótulo Ecológico.

A certificação é um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais, uma garantia de que o serviço prestado pela empresa tem menor impacto ambiental. Para receber o Selo Verde, os serviços do ponto turístico foram avaliados por uma metodologia de certificação que vem sendo praticada ao redor do mundo.

Através de práticas sustentáveis, o Bondinho Pão de Açúcar transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo. Em 2017, foram destinados 60T de resíduos para a compostagem. O adubo produzido foi utilizado para enriquecimento da flora dos morros da Urca e do Pão de Açúcar. O complexo turístico utiliza energia renovável, já os teleféricos são um transporte limpo, que funciona através de energia elétrica. No final do dia, quando os visitantes estão indo embora e os bondes descem mais pesados do que os que sobem, chegam a gerar energia.

“Estamos baseados em uma área de conservação e entendemos a importância de cuidar e devolver à natureza todo o bem que ela nos traz. Tocamos diversos projetos ambientais, como Educa Bondinho, programa de educação ambiental que recebe por ano mais de 10 mil alunos e professores todos os anos. Dar visibilidade a esse tema é papel de todos nós.” afirma Roberta Pena, engenheira ambiental do Bondinho.

Receba nossas newsletters