Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Confira a programação de Carnaval das principais cidades brasileiras em 2019

O Carnaval brasileiro é o mais famoso do planeta e atrai milhares de turistas. Além dos desfiles de escolas de samba, os bloquinhos de rua também marcam o feriado

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil. Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba nos Sambódromos do Rio e de São Paulo, nos últimos anos, a cultura do Carnaval de rua ganhou popularidade e os famosos “bloquinhos” integram o calendário oficial de eventos das maiores cidades do País. Durante todo o mês de fevereiro e começo de março, os foliões vão as ruas fantasiados para pular carnaval e seguir os blocos espalhados pelas cidades, confira a programação dos maiores carnavais brasileiros:

SÃO PAULO

O bloco “Casa comigo” é um dos mais populares de São Paulo (Mário Águas/Blocos de Rua)

Com 624 blocos e mais de 700 desfiles, a cidade de São Paulo espera receber 5 milhões de foliões entre os dias 23 de fevereiro até o dia 10 de março deste ano. Um aumento de quase 60% se comparado ao ano anterior. Entre os bloquinhos mais famosos estão o Sargento Pimenta, Casa Comigo e Ritaleena, que acontecerão no dia 23 de fevereiro em diferentes pontos da cidade. Nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Claudia Leitte, Sidney Magal, Preta Gil e Daniela Mercury já estão confirmados para participar da festa paulistana esse ano.

Sargento Pimenta
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, São Paulo.
Quando: 23 de fevereiro, 11h

Casa Comigo
Onde: Avenida Brigadeiro Faria Lima, São Paulo.
Quando: 23 de fevereiro, 12h

Ritaleena
Onde: Rua dos Pinheiros, São Paulo
Quando: 23 de fevereiro, 14h

Além dos blocos de rua, também é possível assistir ao desfile das escolas de samba de São Paulo no sambódromo do Anhembi. As escolas de samba do grupo especial de São Paulo desfilam nos dias 1 e 2 de março (sexta e sábado). Já as escolas do grupo de acesso, nos dias 3 e 4 de março (domingo e segunda). Na terça-feira de carnaval (5), acontece a apuração dos desfiles das escolas de samba e no dia 8, sexta-feira, o desfile das campeãs. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. 

RIO DE JANEIRO

Monobloco é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro. O bloco também possui uma banda, conhecida como Monobloco Show e uma oficina musical (Foto: Thaty Aguiar/ Blocos de Rua)

Monobloco é um dos mais conhecidos blocos de Carnaval brasileiros do Rio de Janeiro. O bloco também possui uma banda, conhecida como Monobloco Show e uma oficina musical (Foto: Thaty Aguiar/ Blocos de Rua)

Na cidade maravilhosa, a agenda de carnaval também é repleta de blocos de rua que lotam os calçadões da praia. São quase 600 blocos espalhados em diversos pontos da cidade, que recebe cerca de 1 milhão de turistas todos os anos. A Riotur anunciou que em 2019, os megablocos irão desfilar no Centro do Rio, na Rua Primeiro de Março, entre a Candelária e a Avenida Presidente Antônio Carlos. A mudança se deve ao tumulto e reclamações causados pelo bloco a Favorita, que levou quase 700 mil pessoas à orla de Copacabana em 2018, o triplo do previsto.

A partir do dia 25 de Janeiro, os cariocas poderão desfrutar dos melhores bloquinhos de rua do carnaval do Rio em 2019. Entre os mais requisitados estão o bloco Simpatia É Quase Amor, Monobloco e o Cordão da Bola Preta, maior e mais antigo bloquinho de rua do Rio de Janeiro.

Simpatia É Quase Amor
Onde: Teixeira de Melo – Ipanema
Quando: 23 de fevereiro, 14h

Monobloco
Onde: Aterro do Flamengo, altura da Praça Luis de Camões, Coreto Modernista
Quando: 10 de março, 8h

Cordão da Bola Preta
Onde: Av. Presidente Antonio Carlos, em Frente ao Menezes Cortes – Centro
Quando: 02 de março, 7h

Assim como em São Paulo, no Rio é possível acompanhar o desfile das escolas de samba na Sapucaí. O grupo especial desfila nos dias 3 (domingo) e 4 (segunda-feira) de março, e as seis melhores escolas voltam a se apresentar no desfile das campeãs, no sábado seguinte (9). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site. 

MINAS GERAIS

"Bloco É O Amô" toca os principais hits sertanejos em Belo Horizonte no carnaval de 2018 (Foto: Flávio Charchar)

“Bloco É O Amô” toca os principais hits sertanejos em Belo Horizonte no carnaval de 2018 (Flávio Charchar)

O estado de Minas também é conhecido por suas festas carnavalescas. Pelo menos seis cidades do destino são famosas por seus carnavais de rua e megablocos. Um diferencial do carnaval mineiro são as famosas festas de república, que atraem uma enorme quantidade de jovens.

Normalmente, as repúblicas universitárias oferecem pacotes com 120 horas de open bar e hospedagem, além de incluir no passeio dois blocos e sete festas temáticas durante o carnaval. Entre os destinos mais procurados estão as cidades de Ouro Preto e Santa Rita do Sapucaí, que abriga o famoso bloco do urso. Em Belo Horizonte, o evento deste ano já conta com 590 blocos de rua cadastrados, que farão cerca de 700 desfiles.

Bloco do Caixão – Ouro Preto
Onde:
Praça centro de convenções da UFOP, Ouro Preto – MG
Quando: 2 de março, 14h.

Bloco Cabrobró – Ouro Preto 
Onde: Praça centro de convenções da UFOP, Ouro Preto – MG
Quando: 3 de março, 14h.

Bloco do Urso – Santa Rita do Sapucaí 
Onde: Rua Dr. José Pinto Vilela, Centro, Santa Rita do Sapucaí – MG
Quando: 02, 03, 04 e 05 de março, 19h

SALVADOR

Salvador atrai multidões apesar de possuir um dos carnavais mais caros do Brasil (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Salvador atrai multidões apesar de possuir um dos carnavais mais caros do Brasil (Arquivo/Agência Brasil)

Os blocos do carnaval de Salvador funcionam um pouco diferente dos blocos das outras cidades do Brasil. A maioria deles são pagos e comercializam abadás porém, o carnaval também conta com os blocos sem corda que são gratuitos e fazem parte do “Carnaval pipoca”.

Os principais circuitos do Carnaval de Salvador, são o Osmar (Campo Grande) e Dodô (Barra-Ondina). O Circuito Osmar, chamado também de Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador e tem um percurso de aproximadamente 4 km e 5 horas de duração. Já o circuito Dodô/Barra Ondina dura aproximadamente 5 horas e conta com os grandes camarotes do Carnaval e famosas atrações como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Chiclete com Banana e outros.

Bloco Crocodilo 
Onde: Barra-Ondina
Quando: 03 e 04 de março

Bloco Coruja 
Onde: Barra-Ondina
Quando:
02, 03 e 04 de março

Bloco Camaleão 
Onde: Barra-Ondina
Quando:
03, 04 e 05 de março

PERNAMBUCO

O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo (Foto: Eric Ribeiro)

O Galo da Madrugada é considerado o maior bloco de carnaval do mundo (Foto: Eric Ribeiro)

A capital pernambucana, Recife, abriga o maior bloco de Carnaval do mundo, o famoso Galo da Madrugada. Seu desfile acontece sempre no sábado de Carnaval. Em 2019, o bloco terá como tema a música do artista Zé Ramalho, “Frevo Mulher”, uma homenagem a todas as mulheres que fizeram parte da história do bloco. A cidade vizinha, Olinda, terra do Frevo e do Maracatu, também contará com cerca de 500 bloquinhos e agremiações, que vão desfilar durante todos os dias de festa nas ladeiras de Olinda.

Galo da Madrugada – Recife
Onde: Forte das Cinco Pontas, Recife – Pernambuco
Quando: 02 de março, 7h.

Olinda Tropicana – Olinda
Onde: Rua Prudente de Morais, 313, Olinda – Pernambuco
Quando: 03 de fevereiro, 14h

Homem da Meia Noite – Olinda
Onde: Ladeiras do Sitío Histórico de Olinda, Olinda – Pernambuco
Quando: 02 de março, 0h

O site “Blocos de Rua” concentra diversas informações sobre o carnaval de rua das principais cidades do Brasil. Acesse e confira a programação completa de cada estado.

Receba nossas newsletters