Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Conheça 4 Patrimônios da Unesco na República Tcheca

Se alguém quiser conhecer todos os lugares inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, teria que viajar a mais de mil destinos e as viagens durariam alguns anos. Porém, quem quiser ver uma boa quantidades desses patrimônios basta ir a República Tcheca, única pela quantidade de bens que podem ser vistos durante passeios curtos e que oferecem um breve resumo da história europeia desde o período românico até o século 20. Conheça quatro desses locais:

As cidades tchecas

Telc, a cidade de três lagos - Foto Ladislav Renner

Telc, a cidade de três lagos – Foto Ladislav Renner

Os mais conhecidos, mais procurados e também os maiores bens tchecos com a marca Unesco são os centros históricos de quatro cidades: Praga, Český Krumlov, Kutná Hora e Telč. Elas oferecem passeios charmosos através de todos os estilos arquitetônicos da Europa Central. O Castelo de Praga com a Catedral de São Vito, a antiga Cidade Judia com várias sinagogas e os exclusivos monumentos barrocos representados pelo Templo de São Nicolau no Bairro Pequeno. Um encanto inesquecível também as ruas estreitas e sinuosas e cantos românticos de Český Krumlov com o castelo que esconde um raro teatro barroco. Em Kutná Hora atrai os turistas tanto por seu centro histórico com a gótica Igreja de Santa Bárbara, como a Catedral de Santa Maria no bairro Sedlec. E finalmente uma joia renascentista entre as cidades tchecas – Telč, uma cidade medieval única, completamente preservada, com fortificação, castelo e praça rodeados por casas pitorescas com fachadas barrocas.

O simbolismo de Santini

Zelena Hora e o edifício de cinco pontas - Foto Jaroslav Mares

Zelena Hora e o edifício de cinco pontas – Foto Jaroslav Mares

A quase 100 quilômetros ao sudeste de Kutná Hora se encontra a cidade Žďár nad Sázavou, sobre a qual ergue-se o santuário de peregrinação Igreja de São João Nepomuceno em Zelená Hora. Esta foi construída no início do século 18 pelo arquiteto Jan Blažej Santini no estilo original barroco com traços góticos. Assim como em outras construções de Santini, aqui tudo gira em torno de simbolismo – a planta baixa em forma de estrela de cinco pontas, cinco saídas, cinco estrelas e cinco anjos no altar principal.

Os monumentos judeus de Třebíč

Bairro Judeu em Praga - Foto Irena Brozova

Bairro Judeu em Praga – Foto Irena Brozova

O conjunto de monumentos em Třebíč inclui a igreja românica-gótica Basílica de São Procópio e o bairro judeu Zámostí que é, depois de Jerusalém, o único bem judeu inscrito separadamente na lista da Unesco. Ambos os bens demonstram a longa e pacífica coexistência de duas culturas na pequena cidade na Morávia. O bairro judeu encanta pelo ambiente místico das ruas estreitas e sinuosas, cantos escuros e arcadas. Aqui foram preservados mais de cem prédios, incluindo duas sinagogas e a antiga prefeitura. Para a visita convidam também alguns museus e galerias de arte e o cemitério judeu que pertence aos maiores e mais bem cuidados cemitérios na República Tcheca.

O funcionalismo em Brno

Vila Tungendhat, em Brno - Foto Pavel Voplaka

Vila Tungendhat, em Brno – Foto Pavel Voplaka

Excepcional é também a mansão Tugendhat em Brno, a construção mais importante na Europa do arquiteto Ludwig Miese van der Rohe e ao mesmo tempo o único monumento moderno na República Tcheca inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Foi construída em 1929-1930 para o Sr. e Sra. Tugendhat. A mansão costuma ser colocada entre as quatro mansões no mundo que influenciaram significativamente a arquitetura moderna; acompanhando a casa Robbie de Frank Lloyd Wright em Chicago, a mansão de Steiner em Viena de Adolf Loos e a mansão Savoy em Poissy, projetada por Le Corbusier.

Receba nossas newsletters