Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Consulado dos EUA em São Paulo é o que mais emite vistos no mundo

.

.

Duas horas; geralmente; é o tempo que alguém que vai tirar o visto americano pela primeira vez espera no Consulado dos Estados Unidos em São Paulo. Isso porque são 1200 atendimentos em um dia comum. A unidade paulistana é a que mais atende pessoas no mundo. A partir do próximo dia 5 será usado um novo formulário para quem requisita o visto americano; o DS-160; com preenchimento totalmente on line. “O DS-160 já começou a ser usado; mas não era obrigatório. O uso dele deve diminuir o tempo permanência no local para; no máximo; 40 minutos”; contou David Meron; chefe da seção consular; em reunião com a imprensa hoje (30/03).

Meron acrescentou que na próxima semana o número de agendamentos foi reduzido em 40%. “Nos primeiros dias; como iremos utilizar esse novo sistema; não vamos atender o número de pessoas que geralmente recebemos até que; tanto os funcionários como os clientes; se acostumem. Mas assim que tudo estiver normalizado; liberaremos mais vagas”; afirmou. 

Outra medida para reduzir o tempo de permanência no local é mudança das regras para equipamentos eletrônicos. A partir de 19 de abril os solicitantes de vistos não poderão mais entrar no prédio do consulado portando celulares; iPods; pen drives ou equipamentos similiares.  “Temos um guarda-volumes com pouco espaço para esses artigos. Por isso; não será mais utilizado para que os clientes não percam tempo esperando espaço no local. Acreditamos que nas redondezas do Consulado será oferecido por terceiros o serviço para guardar objetos; assim como já disponibilizam para malas”; acrescenta Meron.

Segundo dados apresentados por Jussara Haddad; da área comercial do Consulado; o Brasil é o quinto país que não faz fronteira com os EUA que mais emite turistas para lá e o primeiro da América do Sul. Só ano passado; foram 89.200 turistas brasileiros. “Na década de 90; o crescimento do número de brasileiros aumentava dois digítos a cada ano. Só em 1998; foram 960 mil visitantes; número recorde. Essa situação começou a mudar em 1999. Mas; aos poucos; os brasileiros começaram a retomar as viagens ao local e estamos perto de superar o recorde”; contou Jussara.

Segundo ela; a intenção do Consulado é facilitar o atendimento das pessoas que o procuram para obter vistos e promover os EUA no Brasil. “Para capacitar agentes e operadores; uma das medidas será promover palestras sobre determinadas cidades americanas no Visit USA que acontece em São Paulo dia 15 de abril”; ressalta. Jussara acrescenta que no Visit USA do Rio de Janeiro; que será em 12 de abril; não haverá essas capacitações; apenas palestra sobre a requisição de vistos; assim como na edição paulistana do evento.

O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo é um dos quatro responsáveis pela emissão de vistos no país. “Aceitamos solicitações do Brasil todo; mas 96% dos pedidos são do distrito consular de São Paulo; que inclui os estados de São Paulo; Paraná; Santa. Catarina; Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”; explicou Meron. 

Segundo ele; no Consulado Geral de São Paulo; 70% das pessoas são do Estado de São Paulo mesmo. O segundo lugar fica para Paraná. Meron acrescenta que outra expectativa é que a taxa do visto e de agendamento possam ser pagas; em breve; online. “Assim; acreditamos; que o número de no show; que é de 8%; seria reduzido e agilizaria ainda mais o trabalho”; finaliza.

            

David Meron e Jussara Haddad

Receba nossas newsletters