Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Cursos profissionalizantes no Ceará terão disciplina sobre prevenção à exploração sexual de menores

Os cursos de profissionalização ligados ao turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Ceará terão uma disciplina comum: Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ao longo do ano; serão oferecidas 10 mil vagas em 14 cidades do Estado. O público-alvo são trabalhadores que atuam formal ou informalmente no setor.
 
Segundo o consultor técnico de Turismo do Senac-CE; Isaac Coimbra; o objetivo é incentivar as denúncias nos empreendimentos turísticos do Estado. “Se nós conscientizarmos o recepcionista do hotel; o taxista e o garçom do restaurante de que é importante denunciar; com certeza o quadro aqui no Ceará vai mudar”; explica.
 
A iniciativa teve como modelo o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI); criado pelo Ministério do Turismo (MTur); em 2005; que tem como foco a prevenção e o enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes; por meio da sensibilização da cadeia turística e de projetos de capacitação profissional.
 
Do total de vagas oferecidas; 7.200 contam com recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur); do MTur. Os cursos são voltados para profissionais dos meios de hospedagem; restaurantes; bares e similares; além de agências de viagens e atendimento ao turista. As inscrições já estão abertas.
 
O projeto abrange 15 áreas de formação: barman; mensageiro; maitre; garçom; cozinheiro; confeiteiro; camareira; gerente de governança; capitão porteiro; recepcionista; reparador polivalente; agente de viagens; guia de turismo; motorista de veículo de turismo e gerente de meios de hospedagem. A previsão é que os cursos tenham início em maio.
Receba nossas newsletters